Capas Gêmeas: Captain Beefheart - Strictly Personal (1968)


Por Ricardo Seelig

Lançado em outubro de 1968, "Strictly Personal" é o segundo disco de Captain Beefheart, e teve a indigesta tarefa de suceder o clássico "Safe as Milk", de 1967. Musicalmente o álbum apresenta a tradicional sonoridade do Capitão, unindo diferentes gêneros musicais em uma embalagem totalmente psicodélica, bem de acordo com a época em que foi lançado.

Mas o nosso assunto aqui é a capa de "Strictly Personal". Esse é um caso em que o original ficou menos conhecido do que a sua cópia. A arte do álbum, que sugere um envelope com alguns selos e um endereço escrito à mão, serviu de inspiração para um dos mais festejados álbuns ao vivo dos anos setenta: "Free Live!", do Free.

Free - Free Live! (1971)

As diferenças entre as capas são sutis. A idéia central de ambas é a mesma. A cor do fundo é diferente, mas a diagramação dos elementos é praticamente igual, com os selos trazendo os rostos dos músicos. Além disso, em ambos temos anotações escritas manualmente, fator essencial para transmitir o conceito de uma carta sendo enviada, via correios, aos fãs.

Na dúvida de qual comprar, pegue os dois, pois ambos garantem preciosos momentos na companhia de música da mais alta qualidade.



Comentários

  1. Ponha no mesmo saco o disco Per... Un Mundo Di Cristallo (1971) da banda Italiana Raccomandata Con Ricevuta Di Ritorno: http://rateyourmusic.com/release/album/raccomandata_con_ricevuta_di_ritorno/per____un_mondo_di_cristallo/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.