Discos Fundamentais: Exodus – Impact is Imminent (1990)


Por Luiz Fernando M. Fustini
Colecionador


Decidi resenhar este álbum pois ele ficou fora de catálogo durante anos e era objeto de desejo de muitos aficcionados por thrash metal (eu incluso), até que em 2008 uma boa alma da Caroline Records (USA) decidiu relançá-lo em formato mini LP (assim como o seu sucessor, “Force of Habit”) com a arte gráfica idêntica ao vinil, inclusive as letras, que não ficam no encarte e sim na contra-capa do disco.

Aliás, a capa desse disco é um atrativo a parte, com os membros da banda dirigindo um antigo (e luxuoso) “lowrider”, sendo que uma bola gigante vem rolando logo atrás deles. Daí o nome “o impacto é iminente”. E o impacto do murro no seu estômago é mais iminente ainda!

O único contra aqui é que as letras ficaram em um tamanho tão minúsculo que não é possível ler com facilidade. Bom, mas vamos deixar esse contra “minúsculo” pra lá e voltar ao assunto principal, ou seja, falar um pouco sobre esta verdadeira pedrada que Gary Holt e companhia produziram em 1990. Ah, também vale mencionar que não há faixas bônus, mas nem precisava.

Muitos dizem que este é um trabalho fraco do Exodus se comparado aos ultra-clássicos “Bonded by Blood” (1985) e “Fabulous Disaster” (1989), o que eu discordo totalmente. Todos os elementos que tornaram o Exodus uma lenda do metal estão aqui, inclusive o nosso velho amigo “Bon Scott from thrash”, Steve “Zetro” Souza! É impressionante como o vocal desse cara é foda (com o perdão da palavra) e deixa as músicas ainda mais empolgantes! E Gary Holt?! Não preciso dizer nada, além de que se trata de um dos guitarristas mais “shreders” de todos os tempos!

O pau já começa a comer na primeira faixa, a própria “Impact is Imminent”, com um riff de tirar o fôlego! É um verdadeiro soco no estômago, uma música que se fosse tocada ao vivo iria provocar muitos moshs e stage dives na platéia. Vale também mencionar que John Tempesta, que aqui substituiu o seminal Tom Hunting, fez um excelente trabalho na bateria, com excelentes levadas cadenciadas, além de distribuir muita pancadaria (com muita classe, é claro).

Todas as faixas são matadoras, mas vale destacar “The Lunatic Parade” (fantástica!), “Within the Walls of Chaos” (bicho, que rifferama dos infernos!), “Objection Overruled” (por um instante me lembrou “Verbal Razors”) e “Thrash Under Pressure”, uma verdadeira coronhada na nuca!

Minha favorita é “Only Death Decides”, pois essa traduz tudo o que o Exodus significa para o thrash. Tem um riff assassino de Gary Holt, capaz de fazer até aquele seu vizinho evangélico dar um mosh, abrir uma lata de cerveja e ir parar no hospital com fortes dores no corpo todo! É riff, palhetada, riff, palhetada, solo, riff – sem parar! Uma estupidez que eu nem sei como consigo escrever ouvindo isso!

Portanto meu amigo fã do “Fabulous Disaster”, de clássicos como “The Toxic Waltz”, “Corruption” e “Verbal Razors”, não deixe de adquirir essa cacetada nos bagos cometida pelos mestres estadunidenses da Bay Area!

Gostei bastante do novo vocalista Rob Dukes e dos trabalhos mais recentes do grupo, porém eu ainda torço muito para o “Zetro” Souza retornar e gravar mais um álbum maravilhoso como foi “Tempo of the Damned”, de 2004.

“Only death decides where you go?
Can't you see what death decides for me?
You'll never know until death decides!”


MOSH!!!

Formação:
Steve “Zetro” Souza – vocal
Gary Holt – guitarra
Rick Hunolt – guitarra
Rob McKillop – baixo
John Tempesta – bateria

Faixas:
1. Impact is Imminent
2. A.W.O.L.
3. The Lunatic Parade
4. Within the Walls of Chaos
5. Objection Overruled
6. Only Death Decides
7. Heads They Win (Tails You Lose)
8. Changing of the Guard
9. Thrash Under Pressure

Comentários

  1. Não conheço o trabalho da banda, somente por nome mesmo, mas essa capa tem uma influência das capas do UFO ou estou enganado ??

    ResponderExcluir
  2. tambem nao conheço muito de exodus, sei que eles tem um riff matador, acho uqe o nome da musica é metal command, espero que eu nao esteje enganado

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que o Luiz Fernando escreveu sobre esse album ...um puta play meio injustiçado ...

    Um dos albuns mais fudidos do Exodus ... Gary Holt fritando muito ...

    Exodus é foda ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.