Vader - The Art of War (2005)


O Glauco é um dos caras que mais entende de metal extremo no Brasil. Seus textos esbanjam conhecimento de causa, transportando o ouvinte para um universo próprio, repleto de cores sombrias, vocais insanos e blast beats à velocidade da luz. Além disso, se esguela à frente do Laconist, grupo de death metal onde também é baixista. Por isso, por ser também músico, suas resenhas transbordam informações preciosas aos leitores, ao mesmo tempo em que deixam clara a sua enorme paixão pelo heavy metal.

Por Glauco Silva
www.myspace.com/laconist
www.whiplash.net

Esse EP, que saiu por aqui via Hellion Records, serviu mais como aperitivo ao ótimo "Impressions in Blood" e também inesperada despedida/tributo ao saudoso Doc, que falecera pouco antes. O baterista inicialmente seria substituído de forma temporária, apenas nesse lançamento, pelo competentíssimo Daray - mas todos já sabemos o que rolou de água embaixo da ponte desde então.

Mas chega a ser engraçado como algumas pouquíssimas bandas de qualidade excepcional, tal qual a turma de Peter Wiwczarek, conseguem transformar um pequeno capítulo de sua história em algo de conteúdo forte e condensado. Das seis faixas desse CD (sem contar o vídeo bônus "This is the War"), duas são instrumentais orquestradas que, apesar de não possuírem um único acorde de guitarra, são lindíssimas e se encaixam perfeitamente à temática do trabalho. O leitor que joga mais videogame vai achar tanto "Para Bellum" como "Banners on the Wind" muito parecidas com a trilha sonora da série de guerra "Medal Of Honour".

Quando se liga o amp, então, temos aquele Vader traçando o caminho usado com mais freqüência a partir do "Black to the Blind": a técnica é deixada um pouco de lado para dar mais espaço a construções menos complexas, ficando tudo mais na cara mesmo. Muuuuuitos blastbeats, quebradas de tempo inusitadas, trêmolos dementes e produção cristalina. Confesso que sou mais fã da fase inicial da banda, com muita dissonância e investimento mais no peso e velocidade, digamos, controlada - mas o grupo continua ditando um estilo muito próprio e naturalmente evoluído.

Isso fica ainda mais evidente nas duas últimas faixas deste CD, que talvez por terem um pouco mais de cadência se afixam mais fácil na memória do ouvinte, com uma pegada bem contagiante e concisa. Tanto que essa boa integração se espelha na formação, que agora completa três anos de estabilização. Para estes experientes guerreiros poloneses, o velho ditado de "quem é rei nunca perde a majestade" felizmente se aplica com saudável freqüência, e pauladas como "Lead Us!!!" garantem tranqüilamente a satisfação dos deathbangers.

Uma nobre homenagem a um companheiro que partiu, e fortes sementes para a perpetuação de seu death metal personalíssimo, no que poderíamos chamar de uma nova fase em sua gloriosa carreira. 

Salve Peter, Doc (R.I.P.) e o grande Vader!

Faixas:
1. Para Bellum
2. This is the War
3. Lead Us!!!
4. Banners on the Wind
5. What Colour is Your Blood?
6. Death in Silence
7. This is the War (vídeo bônus)


Comentários