Discos Fundamentais: Wilco - Sky Blue Sky (2007)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Tá ouvindo Beatles?”. Não foram uma, nem duas, nem três pessoas que me perguntaram isso. Bastava eu dar play no novo disco do Wilco para vários amigos lembrarem, na hora, do quarteto de Liverpool. Mas Sky Blue Sky, sexto álbum dos americanos, não é só isso (como se “só isso” fosse pouco).

Dizer que este novo trabalho representa uma volta às raízes não é correto. Ainda que em
Sky Blue Sky não existam resquícios do experimentalismo presente aos montes nos dois últimos discos do grupo (Yankee Hotel Foxtrot de 2002 e A Ghost is Born de 2004), o caminho mais básico tomado por Jeff Tweedy e seus companheiros parece apontar mais para o futuro do que para uma retomada das suas origens.

Aquele som, rotulado como
alt country, presente nos três primeiros registros da banda (A.M., Beign There e Summerteeth), ficou para trás. A simplicidade das canções de Sky Blue Sky segue outra linha. É claro que a maior influência da banda, o onipresente Neil Young, se faz notar em vários momentos, principalmente nos belos solos de guitarra, mas agora o bardo canadenses ganha novas companhias. As mais evidentes são os já citados Beatles, Steely Dan, a carreira solo de Paul McCartney e o John Lennon fase Mind Games.

As doces melodias, grudentas e agradáveis, vêm carregadas com um forte sabor setentista. “Shake It Off” e “You Are My Face” pagam tributo a Lennon. A presença de McCartney pode ser ouvida em “Walken” e na doce “Please Be Patient With Me”. A abertura do disco, com a melancólica “Either Way”, faz qualquer pessoa que possua um coração sorrir.

Entretanto, a grande música de
Sky Blue Sky atende pelo nome de “Impossible Germany”. Como já havia feito com “Jesus etc”, de Yankee Hotel Foxtrot, e com “Hummingbird”, de A Ghost is Born, Jeff Tweedy mostra enorme talento, construindo uma canção repleta de detalhes e nuances. Linhas vocais calmas, uma melodia inspirada e solos de guitarra que expressam amores vividos, corações partidos e olhares apaixonados.

Outros pontos altos são as lindas acústicas “Sky Blue Sky” e “What Light” (essa última totalmente Beatles), as baladaças “Hate It Here” e “Leave Me (Like You Found Me)” e o encerramento, com a emocional “On and On and On”.

Sky Blue Sky não é, como eu já disse antes, tão experimental quanto Yankee Hotel Foxtrot, mas isso não diminui seu valor, muito pelo contrário. Ele é um álbum muito mais audível, que resgata o sentido do termo pop music, tão mal usado ultimamente. Sky Blue Sky tem um ar e uma sonoridade que nos passam a sensação de que estamos ouvindo um trabalho gravado, por exemplo, em 1971.

Um disco esplêndido, de uma das melhores bandas dos últimos dez anos. Pra mim, o melhor que o Wilco já gravou.


Faixas:
1. Either Way - 3:07
2. You Are My Face - 4:38
3. Impossible Germany - 5:58
4. Sky Blue Sky - 3:23
5. Side With the Seeds - 4:16
6. Shake It Off - 5:42
7. Please Be Patient With Me - 3:19
8. Hate It Here - 4:33
9. Leave Me (Like You Found Me)  4:10
10. Walken - 4:27
11. What Light - 3:36
12. On and On and On - 4:01


Comentários

  1. sempre gostei desta seção no wiplash. esse cd do wilco nasceu clássico. e como o blog é voltado para colecionadores, indico a edição que vem com um dvd onde a banda toca oito músicas do cd.

    ResponderExcluir
  2. Ótima lembrança. Em breve essa edição será dissecada aqui no site. Abração, e continue acompanhando o site.

    ResponderExcluir
  3. Grande CD. Descobri a banda por acaso e seguindo indicações de uma amiga comprei esse. Vale cada centavo investido.

    ResponderExcluir
  4. Grande CD, grande resenha. Comecei a ouvir Wilco agora, e postei uma resenha sobre o mesmo álbm no meu blog:

    http://inmy3.blogspot.com.br/2012/03/resenha-sky-blue-sky-wilco-2007.html

    ResponderExcluir
  5. Pleno 2018 e agora que descobri esse álbum, sensacional

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.