The Dark Side of the Moon : Os Bastidores da Obra-Prima do Pink Floyd


Por Gustavo Guideroli
Colecionador

Lançado em 2006 no Brasil, este é um livro para todos os fãs do Pink Floyd e do clássico “Dark Side of the Moon” em particular, e também para curiosos em desvendar os bastidores de uma das principais obras musicais do século XX. Um álbum composto e gravado há mais de trinta anos (1973), que esteve durante 724 semanas entre os 200 discos mais vendidos do mundo, com 30 milhões de cópias em todo o globo, e que até o lançamento deste livro ainda vendia 250 mil exemplares por ano...

O autor John Harris é jornalista e escritor, e participa de diversas publicações conceituadas como a Rolling Stone e a Mojo. O texto é escrito de forma fácil, mas cheio de detalhes sobre a criação da obra mais famosa do Floyd.  

Informações fornecidas ao autor pelos próprios criadores (Roger Waters, David Gilmour, Rock Wright e Nick Mason), das idéias iniciais até os frutos colhidos após o lançamento do álbum, além do destino dos envolvidos. Os efeitos, a produção, as participações especiais, o projeto gráfico, esta tudo lá. E como se não bastasse, o livro ainda conta com uma biografia da banda até aquele momento, situando o público do porque parte da crítica classificar a carreira do Pink Floyd em antes e depois de “Dark Side of the Moon”.

Sucesso é sinônimo de qualidade?  Nesse caso sim!  Quando o disco foi lançado a banda não estava fazendo “apenas” músicas que se tornariam clássicos, mas sim definindo uma nova era para a produção musical como um todo. Gilmour, Waters, Mason e Wright conseguiram escrever uma bela página da história do rock.

Por isso, se você ainda não leu essa jóia não perca mais tempo e compre o seu. Eu fiquei com vontade de ler mais uma vez, então vou me acomodar bem a vontade porque a viagem é garantida e já vai começar novamente!



Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.