Os 10 Discos Essenciais do Black Metal


Por Ricardo Seelig
Colecionador

O black metal é um gênero fascinante. Soturno, demoníaco, escuro, cercado de mistérios, lendas e mitos, o estilo tem a sua origem no início da década de 1980, quando grupos como o inglês Venom, o sueco Bathory e os suíços Hellhammer e Celtic Frost começaram a compor e registrar composições mais agressivas e com temáticas mais sombrias do que aquelas que os bangers estavam acostumados a ouvir. Além disso, esses pioneiros já demonstravam uma postura anti-comercial extrema, onde a opinião das gravadoras e da sociedade a respeito da sua arte era o que menos importava. A força estava na música e na sua relação com os fãs, e nada poderia ser maior do que isso.

Ainda que essas bandas tenham gravado discos clássicos e que lançaram as bases do que seria o estilo no futuro (álbuns como "Black Metal" do Venom; "Under the Sign of the Black Mark", "Blood Fire Death" e "Hammerheart" do Bathory; "Apocalyptic Raids" e "Satanic Rites" do Hellhammer; e "To Mega Therion" do Celtic Frost), foi a partir da década de 90 que o black metal definitivamente se consolidou como um dos gêneros, paradoxalmente, mais idolatrados e controversos da música pesada.

Isso aconteceu com a mudança de foco do estilo, que tirou seus holofotes de países que sempre foram, tradicionalmente, grandes exportadores do heavy metal, como os Estados Unidos e a Inglaterra, e os apontou para a pequena Noruega, localizada no meio da Europa. Lá, as crenças satanistas, que sempre andaram lado a lado com grupos como Venom e Bathory, foram amplificadas em uma postura anti-cristã radical. 

A diferença principal é que essa linha de pensamento não ficou restrita apenas aos temas abordados pelos conjuntos em suas letras. Oslo, capital norueguesa, foi o berço negro do Inner Circle, grupo liderado por Euronymous, guitarrista do Mayhem, que, entre outras atividades, pregava a queima de igrejas católicas como um instrumento de libertação do povo norueguês, liberando-o para viver conforme suas raízes nórdicas.

Essa cena norueguesa foi denominada como Segunda Geração do Black Metal, e foi a responsável pela afirmação do gênero como o conhecemos hoje. Bandas como o Mayhem, Immortal, Gorgoroth, Emperor e Darkthrone surgiram nesse movimento, e, através de discos insanos, definiram as bases do black metal.

Dito isso, fiz a opção de não incluir nessa lista os álbuns dos grupos dos anos oitenta. Reconheço sua enorme importância, mas, para mim, o black metal só se consolidou a partir das bandas norueguesas. Por essa razão, tomo o Inner Circle e as bandas que dele fizeram parte como ponto de partida. Apenas duas regras: os discos estão em ordem cronológica, e optei por indicar apenas um álbum de cada artista.

Você vai concordar com algumas escolhas, estranhar algumas outras, mas, como disse o Ronaldo em sua brilhante análise sobre o hard setentista, a graça de listas como essa está justamente nisso. 

Então, apague as luzes, levante o volume e me acompanhe nessa viagem pelo lado negro do heavy metal.


Darkthrone - A Blaze in the Northern Sky (1992)

Segundo álbum do grupo, "A Blaze in the Northern Sky" leva adiante os caminhos sonoros iniciados pelo Hellhammer e Celtic Frost na década anterior. Denso e gélido, conta com faixas que se tornaram verdadeiros hinos pagãos, como "Kathaarian Life Code" e "The Pagan Winter". Não menos que fundamental.


Burzum - Hvis lyset tar oss (1994)

"If the Light Takes Us". Essa é a tradução do título do quarto álbum do Burzum, todo cantado em norueguês. Varg Vikernes, antes de se tornar uma das figuras mais polêmicas do black metal ao assassinar seu rival Euronymous à facadas, gravou esse disco fundamental. Com apenas quatro faixas, todas longas, variando entre 8 e 14 minutos de duração, Varg expõe a sua filosofia de vida em um dos maiores clássicos da música extrema.


Mayhem - De Mysteriis Dom Sathanas (1994)

Esse é um disco mítico. Trazendo a formação clássica do Mayhem, com Euronymous nas guitarras, Necrobutcher no baixo, Hellhammer na bateria e Attila Csihar nos vocais, é o registro definitivo da influência de Euronymous na cena norueguesa do início da década de 90, não apenas no aspecto filosófico, mas também musical. Um dos álbuns mais extremos já gravados, é um arregaço sangrento, diabólico e definitivo.


Gorgoroth - Pentagram (1994)

Para um ouvinte leigo, "Pentagram" é um disco dificílimo de se ouvir. Um dos responsáveis pela estética sonora seguida por grande parte das bandas do gênero, traz uma sonoridade propositalmente tosca. Guitarras abafadas, bateria à velocidade da luz, vocais gélidos: está tudo aqui, em um dos trabalhos mais influentes da história do metal negro. Se você nunca ouviu um disco de black metal, não comece por esse ...


Dissection - Storm of the Light´s Bane (1995)

Liderado pelo polêmico Jon Nodveidt, o sueco Dissection sempre se caracterizou pelo uso de generosas doses de melodia (invariavelmente ameaçadoras) em sua música, criando passagens ameaçadoras e arrepiantes em clássicos absolutos como "Where Dead Angels Lie". Uma obra-prima, e ponto final.


Satyricon - Nemesis Divina (1996)

Quando falamos em variedade sonora, "Nemesis Divina" é um dos registros mais ricos do black metal. Indo muito além do som propositalmente primitivo de bandas como Darkthrone e Gorgoroth, o grupo formado por Frost e Satyr mostrou que era possível soar blasfemo e sombrio sem abrir mão de arranjos complexos e inovadores. 


Rotting Christ - Triarchy of the Lost Lovers (1996)

Os gregos do Rotting Christ foram influenciados tanto pelas bandas norueguesas quanto pelo som cheio de melodia do Dissection. O resultado é um dos álbum mais extremos já gravados, repleto de blast beats insanos, vocais animalescos e sons vindos direto do inferno. Uma paulada antológica!


Arcturus - Aspera Hiems Symfonia (1996)

Um dos pioneiros no uso de elementos sinfônicos, o Arcturus, apesar de não ter alcançado o status de mito de seus colegas, foi muito influente. Essa sua estréia flertava ainda com o progressivo, construindo um som extremamente sombrio e repleto de detalhes.


Emperor - Anthems to the Welkin at Dusk (1997)

Esse disco é um dos responsáveis pelo chamado symphonic black metal, que bandas como Dimmu Borgir executam com grande talento atualmente. Com orquestrações densas agregadas à tríade guitarra-baixo-bateria, o Emperor tornou sua música mais épica e grandiosa, escrevendo definitivamente seu nome entre os principais grupos do estilo.


Immortal - At the Heart of the Winter (1999)

Quinto trabalho do Immortal, "At the Heart of the Winter" chegou às lojas dia 28 de fevereiro de 1999. O álbum traz um grupo mais acessível, se é que é possível aplicar esse rótulo a um álbum de black metal. São apenas seis faixas, todas acima de seis minutos, repletas de mudanças de andamento e melodias macabras. Um dos maiores clássicos da música pesada da década de 90, com folga.



Comentários

  1. Cadê o Dechristianize do Vital Remains?

    ResponderExcluir
  2. Não está na lista, apesar de ser um grande disco. Como eu disse, você pode concordar ou discordar com as minhas escolhas ...

    ResponderExcluir
  3. Cadão, vc fez uma lista polêmica como o estilo pede, rá, rá!!! Apesar de concordar com a importância da cena da Noruega, da segunda geração do estilo, Inner Circle, etc... acho bandas como Venom ou Bathory não poderiam ficar fora de uma lista de "melhores do estilo". É como não colocar o Iron Maiden ou o Judas Priest na lista das bandas essenciais do Heavy Metal...

    ResponderExcluir
  4. Pois é Rodrigo, é uma lista mostrando a minha opinião mesmo. E, como toda lista que se preze, tive que deixar de fora alguns álbuns. Mas isso não é pra levar muito a sério não, é só pra dar início a um bom papo mesmo ... hehe ...

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Olha, essa não é minha "vertente" preferida do Heavy Metal, mas concordo que existem muitos discos excelentes. O disco citado lá no topo é um deles, junto com outros do Immortal, Ceremony of Opposites (que estou ouvindo agora) do Samael e muitos outros...

    ResponderExcluir
  6. nao é meu estilo preferido, na verdade conheço muito pouco, mas vou começar a ouvir algumas bandas, a começar por essa lista...

    ResponderExcluir
  7. Gostei de ver o nome do Immortal aí no meio!

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a lista! Mas tenho que concordar com os dizeres do amigo acima: faltaram Venom e Bathory, que (na minha opinião) tem discos muito superiores a Burzum e Arcturus.
    Parabéns pelos ótimos posts Cadão!

    ResponderExcluir
  9. Poxa, pessoal... Onde está Venom, Bathory, Hellhammer? Já pensou falar de heavy metal sem citar Black Sabbath?

    Esta coisa de black metal norueguês é coisa de filhotinho de papai que quer andar na moda. Outro disco "bão" que ficou de fora foi o "Blood ritual" do Samael.

    Faltou o mineiro "INRI" do Sarcófago, considerado por muitos fãs do estilo como um marco mundial da cena black metal. E por falar na cena Black Metal Brasileira, onde foi parar os veteranos do Vulcano?

    ResponderExcluir
  10. Bela lista, mas discordo de um ou outro. Vou postar uma lista pessoal minha, ok?

    Darkthrone - A Blaze in the Northern Sky (1992)

    Mayhem - De Mysteriis Dom Sathanas (1994)

    Dissection - Storm of the Light´s Bane (1995)

    Satyricon - The Shadowthrone (1994)

    Rotting Christ - Thy Mighty Contract (1993)

    Borknagar - The Olden Domain (1997)

    Emperor - Anthems to the Welkin at Dusk (1997)

    Immortal - Battles in the North (1995)

    Dimmu Borgir - Enthrone Darkness Triumpanht (1997)

    Cradle of Filth - Dusk and Her Embrace (1996)

    ResponderExcluir
  11. Symphonic Black Metal do Dimmu Borgir com Shagrath
    Silenoz & Galder... Em honra a Vórtex e Mustis
    Todos os álbuns dessa
    banda... Melhor banda de metal extremo da história
    Dark Funeral com Heljarmadr mais q Calígula
    Com Lord Arhiman no baixo... Behemoth com Nergal... Gorgoroth com Gaahl... Black death Doom
    Metal eternamente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.