Run For Cover: The Art Of Derek Riggs


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Muito da mitologia e da força do nome Iron Maiden estão associadas à figura de seu mascote, Eddie. É impossível imaginar o Maiden e não lembrar de Eddie, e a recíproca é verdadeira. Uma das marcas mais conhecidas da música, presente na casa (e na imaginação) de praticamente todo fã de heavy metal, o morto-vivo ganhou vida através dos traços e das cores do ilustrador inglês Derek Riggs.

Toda essa história está no livro “Run For Cover: The Art Of Derek Riggs”, escrito pelo jornalista canadense Martin Popoff, autor de várias obras dedicadss ao heavy metal e seus maiores nomes. O livro é um trabalho extenso, detalhista, repleto de informações e curiosidades que relatam um dos capítulos mais importantes da música pesada e ajudam a entender como ela se transformou de um simples gênero musical em um dos maiores fenômenos sociais e culturais do mundo contemporâneo.

Cada ilustração desenvolvida por Riggs para o Iron Maiden é dissecada por Popoff. A idéia original, o brainstorm com o grupo, a técnica utilizada, o resultado final. Além disso, são apresentados também sketches com os diversos estágios do trabalho, até  a sua finalização. Verdadeiras obras de arte da cultura metálica, que mesmo construídas sob um conceito sombrio, explodem em cores a cada página.

A clássica ilustração de "Somewhere in Time"

Um dos principais atrativos de “Run For Cover: The Art Of Derek Riggs” são as dezenas de artes inéditas (algumas até mesmo em rascunhos iniciais) apresentadas. Dividido em capítulos cronológicos dedicados a cada um dos discos do Iron Maiden, o livro mostra claramente a evolução do estilo e do traço de Riggs, desde o início com pinturas em tela até a adoção da arte digital.Além da construção de Eddie, a obra apresenta também outros trabalhos desenvolvidos por Derek Riggs ao longo de sua carreira, para artistas como Gamma Ray, Stratovarius, Bruce Dickinson e outros.

Finalizando, o que valoriza “Run For Cover: The Art Of Derek Riggs” (além do brilhante texto de Martin Popoff) e o coloca em outro patamar é o cuidado e a atenção dedicados à produção gráfica do material. Em formato grande, o livro possui 180 páginas em papel couché de alta gramatura, revelando em toda a sua plenitude o talento e a genialidade de Riggs.

Para os mais fanáticos, existe uma edição em capa dura, numerada, com a assinatura de Derek na capa, limitada a 1.500 cópias.

“Run For Cover: The Art Of Derek Riggs” é um livro obrigatório para fãs do Iron Maiden, de heavy metal, para ilustradores e para acadêmicos que buscam entender porque o metal, e o Iron Maiden, se transformaram em enormes fenômenos culturais, conquistando adeptos fanáticos em todo o planeta.

Eu já tenho o meu. E você?

Arte de Riggs para "Scream for Me Brazil" (1999), rejeitada por Bruce Dickinson

Poster criado para o lançamento do álbum "Infinite" (2000), do Stratovarius

Capa de álbum "Pedal to the Metal" (2004), do Impellitteri

Para comprar esse e outros livros de Martin Popoff, acesse seu site oficial.


Comentários

  1. Puxa, que legal! Esse livro saiu aqui no Brasil?
    A arte gráfica do "Somewhere In Time" no vinil é bela demais e muito rica em detalhes!

    ResponderExcluir
  2. po, o bruce rejeitou a capa do "Scream For Me Brazil" feita pelo Derek e aceitou aquela capa ridícula do peixe??Antes tivesse aceitado essa do Derek que nao é nenhuma obra de arte, mas é aceitavel, mas aquela do peixe... vo nem falar mais nada! Derek Riggs Rulez, desenhos invriveis, saudades das capas do maiden desenhadas a mão por ele.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Fernando, o livro não saiu no Brasil não, mas vc pode comprar direto com o Martin pelo seu site. Aliás, o cara tem um livro melhor que o outro lá, vale a pena dar uma conferida.

    E Ramon, por incrível que pareça, o Bruce realmente rejeitou essa arte do DR, que não é, como vc disse, nenhuma obra de arte, mas é beeeeeem melhor do aquela capa nada a ver ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.