Tem que ter: Mercyful Fate - Don´t Break the Oath (1984)


Por Luiz Fernando M. Fustini
Colecionador
Collector´s Room

Lançamento: 07 de setembro de 1984
Gênero: Heavy Metal
Gravadora: Music for Nation
Cat# MFN 28

Não há muito o que falar desta banda dinamarquesa, em especial este álbum que é um dos meus favoritos de heavy metal de todos os tempos, pois tudo funciona de maneira perfeita com vocais de arrepiar a cargo de King Diamond e uma dupla infernal de guitarristas que está, em minha opinião, no mesmo nível de K.K. Downing e Glenn Tipton (Judas Priest): Hank Shermann e Michael Denner. Na cozinha temos o baixista Timi Hansen e o baterista Kim Ruzz, dois músicos muito competentes. 

O disco começa de forma avassaladora com "A Dangerous Meeting" e termina de forma brilhante com o mega-clássico "Come to the Sabbath", sendo que todas as demais músicas são destaques. Vale ressaltar também a belíssima capa com um demônio surgindo em meio ao fogo e apontando o dedo para o ouvinte, dando a entender o significado do título ("não quebre o juramento"). Muita polêmica, sim, afinal o conteúdo lírico aqui muitas vezes foi classificado como black metal, mas a essência é heavy metal genuíno, muito original e dificilmente algo do mesmo nível será lançado. 

Convenhamos que King Diamond sempre gostou de chocar o público com suas letras macabras e se há uma obra em que ele teve 100% de êxito este foi "Don´t Break the Oath"!


Faixas:
1. A Dangerous Meeting - 5:10
2. Nightmare - 6:19
3. Desecration of Souls - 4:54
4. Night of the Unborn - 4:59
5. The Oath - 7:31
6. Gypsy - 3:08
7. Welcome Princess of Hell - 4:03
8. To One Far Away - 1:31
9. Come to the Sabbath - 5:19


Comentários

  1. esse tem que ter mesmo, disco sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Vanguarda pesada e sombria. antecipou toda uma geração de música pesada. Ainda hoje, insuperável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.