Aparelhos de som: Laser Turntable


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Esse é um dos equipamentos mais estranhos e, porque não, incríveis disponíveis no mercado. Fabricado pela empresa japonesa ELP desde 2003, o Laser Turntable toca discos de vinil sem o contato da agulha com o LP. O aparelho capta o som através de feixes de laser que incidem sobre a lateral dos sulcos existentes na superfície do disco. Segundo o fabricante, o Laser Turntable diminui os ruídos causados por riscos e consegue até mesmo reproduzir vinis tortos e quebrados.

Para quem se interessou pela geringonça, um aviso: a versão mais simples do Turntable, que roda apenas discos de 33 e 45 rpm, custa apenas 15 mil dólares ...  Já o mais completo, que toca também LPs de 78 rotações, sai por 19 mil dólares. Segundo o presidente da empresa, Sanju Chiba, o preço se justifica pelo fato de cada equipamento ser feito praticamente à mão, com a ajuda de máquinas específicas e complexas.


Pra finalizar, uma informação muito importante: mesmo usando feixes de laser para ler os discos, o Turntable não transforma o som em digital, mantendo o charme do analógico.

E aí, alguém se habilita?


Comentários

  1. Que vergonha... eu que sou o apaixonado por isso, sempre falei sobre isso para vocês a até agora não trouxe nada sobre o assunto para cá. Cadão, obrigado por ter trazido o assunto e ainda por cima ter começado tão bem, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Você conhece esse aparelho? O que tem a me dizer sobre ele?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.