A arte de Dave McKean


Por Ricardo Seelig e Flávio Ottoni
Colecionadores

Nascido em 29 de dezembro de 1963 na pequena Maidenhead, o ilustrador inglês Dave McKean é um dos mais celebrados artistas dos últimos anos. Sua colaboração com Neil Gaiman foi fundamental para dar uma cara aos roteiros de Sandman. Além disso, McKean mostrou o seu talento em várias outras HQs, sendo a mais célebre a espetacular e arrepiante "Asilo Arkham", escrita por Grant Morrison e lançada no Brasil pela primeira vez em 1991. Aos interessados, a Panini Comics relançou a obra em uma luxuosa versão há pouco tempo, e ela ainda pode ser encontrada em lojas especializadas.


Mas o assunto aqui é outro. A arte cativante e cheia de personalidade de Dave McKean não ficou restrita aos quadrinhos, e pode ser vista também em diversas capas de discos. McKean já produziu artes para álbuns de artistas como Tori Amos, Keith Caputo, Alice Cooper, Counting Crows, Dream Theater, Fear Factory, Kreator, Life of Agonny, Machine Head, Misfits, My Dying Bride, Paradise Lost, Testament e vários outros.

Seu estilo influenciou tremendamente diversos artistas, e não é difícil encontrar clones de seu trabalho, apesar de nenhum alcançar o brilhantismo que só McKean tem.


Em suas capas se destacam as formas surrealistas e abstratas dos desenhos preenchidas com uma paleta de cores que confere um toque ímpar a sua arte (com belos contrastes entre tons mais claros e escuros). Essas características evocam um tom onírico, fantasioso e poético. Os seres que aparecem em suas obras lembram muito os que ele mesmo produziu para a série Sandman.

As características particulares da obra de Dave McKean se aplicam perfeitamente a grupos que possuem um som mais soturno, ou querem transmitir uma imagem mais sombria ao seu público. Isso explica a grande quantidade de bandas de metal, dos mais variados estilos, em seu portfolio.

Abaixo você confere algumas belas capas criadas por McKean:






Comentários