"Judgement Night": quando a trilha é mais importante que o filme


Por Marcello Vieira
Colecionador
Collector´s Room

Parece que foi ontem, mas já se passaram quinze anos que uma trilha sonora agitou o panorama musical americano. "Judgement Night" é a trilha em questão. Dando seqüência ao flerte entre o rock e o rap, iniciado com o Aerosmith e Run DMC em "Walk This Way", seguido pelo Beastie Boys com a participação de Kerry King (Slayer) em "No Sleep ´Till Brooklin", e posteriormente tendo o Anthrax junto ao Public Enemy em "Bring the Noise", a trilha sonora de "Judgement Night" foi lançada para definitivamente derrubar as barreiras ainda existentes entre estes dois estilos. 

A idéia básica era reunir em cada uma de suas dez faixas (onze no CD) uma banda de rock com um grupo de rap, criando um clima urbano e tenso, que daria ênfase às inúmeras cenas de violência mostradas no decorrer da história. Na verdade, o filme "Judgement Night", aqui lançado sob o nome “Uma Jogada do Destino”, passou meio que desapercebido pelos cinemas, porém sua revolucionária trilha sonora, com nomes como Slayer, Faith No More, Ice-T, Helmet, House of Pain, Sonic Youth e Cypress Hill, jamais poderia passar batida.

A trilha, faixa a faixa:

1. Helmet e House of Pain - Just Another Victim: a primeira parte prevalece com os pesados riffs de guitarra do Helmet direcionando a música, que num segundo momento dá uma virada onde o hip-hop do House of Pain ganha espaço para finalizar a faixa

2.
Teenage Fanclub e De La Soul - Fallin´: faixa mais acessível do disco, "Fallin´" é um dos poucos momentos relax do álbum, onde o som suave e singelo do Teenage Fanclub casou perfeitamente bem ao swing do De La Soul

3.
Living Colour e Run D.M.C - Me, Myself & My Microphone: mais uma vez o Run D.M.C. junta forças com uma banda de rock. A bola da vez agora é o Living Colour, que originalmente já traz muitas influências de black music em seu som. Ao escutar a faixa em questão podemos jurar tratar-se de uma única banda tocando, tamanha a integração conseguida entre ambas

4.
Biohazard e Onyx - Judgement Night: a união entre Biohazard e Onyx resultou na faixa-título, onde batidas quebradas e vocais nervosos são a tônica da música

5.
Slayer e Ice-T - Disorder: grande destaque do álbum e também a faixa mais pesada e rápida, "Disorder" é na verdade uma compilação de algumas músicas do Exploited. Aqui o rapper Ice-T, que já mostrava uma aproximação com o metal em seu recém criado Body Count, foi acompanhado pelo ritmo insano do Slayer

6.
Faith No More e Boo-Yaa Tribe - Another Body Murdered: melodias típicas do Faith No More se unem aos vocais rapeados dos “gigantes” irmãos do Boo Yaa Tribe

7.
Sonic Youth e Cypress Hill - I Love You Mary Jane: o instrumental cadenciado e experimental dessa faixa se encaixa perfeitamente bem a uma alternância de vozes minimalistas e os vocais típicos do Cypress Hill

8.
Mudhoney e Sir Mix-A-Lot - Freak Momma: Mudhoney e o rapper também originário de Seattle, Sir Mix-A-Lot, proporcionam o momento mais descontraído do disco, onde há um clima festivo recheado de guitarras estilo surf music

9. Dinosaur Jr e Del The Funky Homosapien - Missing Link: faixa onde predomina o rock alternativo do Dinosaur Jr com leves intervenções do Del The Funky

10.
Therapy e Fatal - Come and Die: o peso volta nesta faixa que é de certo modo repetitiva. Sem grandes atrativos

11. Pearl Jam e Cypress Hill - Real Thing: aparece apenas na versão em CD do álbum. É uma música que não tem absolutamente nada de Pearl Jam. As características do Cypress Hill prevalecem no decorrer da faixa



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