Ray Charles, um gênio no Brasil


Por Fábio Pires
Colecionador e Pesquisador Musical
Música como Arte

Para quem gosta de boa música, principalmente se essa vier de um pianista cego chamado Ray Charles, segue aqui uma pequena lista com algumas dicas de boas apresentações em DVD. Se você quiser presentear alguém nesse Natal (
nota do editor: nem que seja você mesmo), vai a apresentação do mestre do rhythm & blues em nosso país.

"Ô-Genio: Ray Charles Live in Brazil, 1963", traz um belo show do mestre do r&b. Numa apresentação bem direta ao público brasileiro em São Paulo, o mestre revela seu talento como pianista. Eficaz e sempre carismático, Ray Charles provava porque já era um dos grandes da fase pré-Beatles, com sua enorme influência também naquilo que viria a ser a Invasão Britânica em seu país de origem. 

Com a transmissão da TV brasileira (incluindo comercias da época), as canções de Charles revelavam-se à nós de uma forma bem simples e sem a pompa de uma transmissão norte-americana, por exemplo. São dois shows com composições que vão desde "You Are My Sunshine" (aquela mesmo), "You Don't Know Me", "I Can't Stop Loving You" e a grande "Hallelujah I Love Her So". 

Digo aqui que é uma apresentação única em território brasileiro, de qualidade altíssima, no auge da carreira do mestre. Imperdível!

Comentários