Tem que ter: Cólera - Pela Paz em Todo Mundo (1985)


Por Marcello Vieira
Colecionador
Collector´s Room

Um disco de clássicos do punk rock nacional. Esta é a melhor forma de definir "Pela Paz em Todo Mundo".

Gravado em 85, após a banda ter participado de importantes coletâneas como "Grito Suburbano", "O Começo do Fim do Mundo" e "Sub", e ter sua estréia individual em "Tente Mudar o Amanhã" (1984), "Pela Paz em Todo Mundo" logo se tornou um disco fundamental para o
underground brasileiro. Guitarras nervosas, acompanhadas de uma cozinha rápida e precisa, casam perfeitamente com o principal atrativo do disco: as letras de cunho pacifista e realistas que o Cólera sabe escrever como poucos. 

Lançado originalmente pela gravadora Ataque Frontal, o álbum chegou às lojas com um belo e cuidadoso encarte, onde, além das letras originais em português, também houve a iniciativa de publicá-las em inglês, juntamente com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e um conscientizador texto sobre o século XX. Destacar músicas é impossível, tamanha a homogeneidade existente entre elas, que logo tornaram-se clássicos indiscutíveis para o estilo.

Vale lembrar que como consequência de "Pela Paz em Todo Mundo" o Cólera acabou sendo a primeira banda
underground brasileira a fazer uma turnê pela Europa, realizando 56 shows em dez países num período de cinco meses.


Faixas:
1. Medo
2. Funcionários
3. Somos Vivos
4. Alternar
5. Multidões
6. Direitos Humanos
7. Guerrear
8. Vivo na Cidade
9. Humanidade
10. Alucinado
11. Continência
12. Não Fome!
13. Adolescente
14. Em Setembro
15. Senhor Dirigente
16. Dê o Fora
17. Vida Desgraçada


Comentários

  1. Definitivamente o melhor álbum do punk brasileiro.Podem citar Inocentes, Condutores de cadáver, 365, Replicantes, Mercenárias, tudo bem, mas o Cólera é a representação do punk no exterior.Parabéns ao Redson e companhia que na época tinham uma filosofia diferenciada de outros bandas do gênero: o discurso pacifista...

    ResponderExcluir
  2. Houve uma pequena confusão nas músicas que fazem parte do álbum. Faltou a faixa título, Pela Paz Em Todo Mundo, e as quatro últimas citadas (Em Setembro, Senhor Dirigente, Dê o Fora e Vida Desgraçada)são faixas bônus incluidas para o lançamente em CD (Devil Discos).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.