Classic Tracks: Moody Blues - Nights in White Satin (1967)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

"Nights in White Satin" encerra o álbum "Days of Future Passed", lançado em 1967 pelos ingleses do Moody Blues. Composta por Justin Hayward em 1965, quando o vocalista e guitarrista dos Blues tinha apenas 19 anos de idade, teve sua inspiração em um jogo de lençóis que Justin ganhou de presente um amigo, lençóis esses que embalariam suas "noites em cetim branco". A letra fala de uma história de amor sem final feliz, o que levou muitos fãs à conclusão de que ela teria sido inspirada em uma história real vivida por Hayward. 

Mas a grande força e magia de "Nights in White Satin" está na perfeita união do pop psicodélico do Moody Blues às passagens clássicas executadas pela The London Festival Orchestra, conduzida pelo maestro Peter Knight, que agregam grandiosidade, melancolia e doses imensas de sentimento à letra de Hayward, transformando a audição de "Nights in White Satin" em uma dolorosa, intensa e única experiência.

O single com "Nights in White Satin" no lado A e a inédita "Cities" no lado B chegou às lojas britânicas em 10 de novembro de 1967, um dia antes do lançamento oficial de "Days of Future Passed". Lançado pela Deram (Cat# DM 161), o compacto trazia uma versão editada da canção, com apenas 3:49 de duração, ao contrário da orgásmica versão original presente no álbum, com quase oito minutos. Mas, ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, "Nights in White Satin" fez enorme sucesso na França, liderando as paradas daquele país por várias semanas consecutivas. 

Curiosamente, nos Estados Unidos a gravadora preferiu dar destaque para outra composição de "Days of Future Passed", lançando "Tuesday Afternoon" como single em julho de 1968. Apenas em 1972 "Nights in White Satin" foi lançada como single no mercado norte-americano, contando com uma nova edição (agora a faixa tinha 4:26 de duração) e o resultado foi avassalador, com o compacto chegando ao segundo posto do "Hot 100" da Billboard. Essa recepção levou ao relançamento do single no mercado inglês, onde a nova versão chegou à nona colocação nos charts.

Em meados dos anos 1990 a conceituada revista inglesa Record Collector publicou uma matéria que afirmava que a canção não havia sido escrita por Justin Hayward em sua totalidade. Segundo o texto, o empresário dos Moddy Blues havia comprado os direitos de uma composição original do grupo italiano The Jellyroll, na qual "Nights in White Satin" teria sido, digamos, "inspirada". Essa teoria surgiu a partir da descoberta de um single dos italianos que trazia a inscrição "This is the original version of ´Nights In White Satin´" em seu selo.

Independente disso, o fato é que "Nights in White Satin" é uma das maiores obras da música pop do século XX, e pode ser considerada uma das pioneiras na fusão do rock com a música clássica.

Comentários