Classic Tracks: Wishbone Ash - Blowin´ Free (1972)


Por Ronaldo Rodrigues
Colecionador
Apresentador do programa Estação Rádio Espacial
Solid Rock Radio

Banda inglesa de alta notoriedade na época, que começou a trilhar o caminho para a fama após ser recomendada por ninguém menos do que Ritchie Blackmore do Deep Purple para a MCA. Em 1972, o Wishbone Ash vivia seu esplendor tanto comercial quanto artístico devido ao bem-sucedido
Argus, disco que rendeu à banda o título de grupo revelação na imprensa britânica e figurou entre os melhores lançamentos daquele período altamente fértil no rock.

"Blowin’ Free" é uma das principais faixas desse disco, que em um todo é excelente. Mas a canção se destaca porque, além de conseguir ser ao mesmo tempo sofisticada, climática e empolgante, ainda é assobiável e muito pegajosa aos ouvidos. O Wishbone Ash tinha um poder comum às grandes bandas do início dos anos setenta – conseguir transformar uma levada simplista em algo mais avançado com uma naturalidade absurda. 

Partindo de uma estrutura de blues-boogie, a banda inclui intervenções geniais de guitarra com toques clássicos (como na introdução) e passagens climáticas onde aproveitam efeitos como reverb e delay para criar atmosferas tranquilas e reflexivas, tudo isso com um senso musical elevado, que combina as idéias com equilíbrio. Os vocais completam a massa sonora com maestria, dobrados e harmonizados ao longo de toda a canção. 

A temática do álbum (a começar pela capa) pendia para batalhas medievais e assuntos que vagavam entre o histórico e o mitológico. As guitarras dobradas e as influências do folk bretão favoreciam isto. A letra de "Blowin’ Free" já foge um pouco, com uma temática mais banal de um relacionamento garoto-garota, mas com uma sutileza que passa longe do piegas.

A banda, que até seu disco
Pilgrimage de 1971 ainda não tinha encontrado muito bem a fórmula para caracterizar seu som, demonstra ter alcançado a maturidade em Argus, que abriu de vez as portas para o sucesso em toda a Europa e EUA, onde dividiram o palco com os grandes nomes da época. “Blowin’ Free” é um hit exigido por todos os fãs em qualquer apresentação que seja, independente da formação (que já foram muitas) ou do período que o grup atravessava.

“Blowin’ Free” saiu no lado B do single, cujo lado A era a canção “No Easy Road”. O disco foi bem sucedido no Reino Unido, ficando entre os três mais vendidos.


Comentários

  1. Música excelente, de uma banda fantástica! Cadão, que tal um "Começando a coleção" ou "Como comprar" com a banda?

    ResponderExcluir
  2. Ivanildo, sugestão anotada. Ronaldo, topa o desafio de fazer um como comprar com o Wishbone Ash?

    Abração, e valeu pelos comentários.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.