Começando a coleção: The Smithereens


Por Ricardo Seelig
Colecionador

O Smithereens é um grupo norte-americano formado na cidade de Carteret, no estado de New Jersey, em 1980. A banda foi uma das principais de um tipo de som que os críticos batizaram como "power pop", que nada mais é do que a união de um instrumental repleto de energia, com guitarras distorcidas e cozinha agressiva, à melodias pop cristalinas, gerando uma música extremamente agradável de se ouvir.

Liderado pelo vocalista e guitarrista Pat DiNizio e contando com Jim Babjak na guitarra, Mike Mesaros (de 1980 a 2006) e Severo "The Thrilla" Jornacion (de 2006 em diante) no baixo e Dennis Diken na bateria, o Smithereens possui uma extensa discografia, com todos os álbuns mantendo uma qualidade impressionante. Além disso, o grupo é figurinha fácil em diversas trilhas sonoras, o que foi fundamental para expandir o seu público.

Abaixo, os três discos indicados para você começar a sua coleção desse quarteto que pode não ter mudado o mundo, mas com certeza irá lhe garantir vários ótimos momentos.

Green Thoughts (1988) ****1/2

Terceiro LP dos caras, Green Thoughts talvez seja o disco mais conhecido do grupo aqui no Brasil. A fórmula da banda atinge seu ápice nesse álbum. Estão no play clássicos como "Only a Memory", a paulada "House We Used to Live In", a jóia pop "Something New", o hit ""The World We Know" e uma sequência de faixas memoráveis, como ""Drown in My Own Tears", "Elaine" e "Spellbound", que dão ao trabalho uma cara de coletânea, tamanha a qualidade de suas composições. Se você não conhece a banda, comece por esse.

11 (1989) ****

As faixas de 11 são ainda mais grudentas que as de Green Thoughts. As guitarras estão mais pesadas, com um timbre grave que contrasta com as melodias absurdamente pops criadas por DiNizio e sua gangue. Destaque para o single "A Girl Like You", para a ótima "Blues Before and After", para a linda "Maria Elena" e para "Yesterday Girl", que parece saída do repertório dos Beatles.

Especially for You (1986) ****

A estréia do Smithereens em estúdio, já que o primeiro disco do grupo, Live at the Roxy, era ao vivo. Batem ponto no álbum clássicos da carreira da banda como "Strangers When We Meet", "Behind the Wall of Sleep" e "Blood and Roses", uma das músicas mais conhecidas do grupo. Antecipa o que estava por vir, e até hoje soa atual.

Comentários

  1. Grande lembrança, Cadão! Ótima banda, grandes composições. Pena que muito pouco lembrada/conhecida por aqui...Não conheço o primeiro disco de estúdio (1986), mas tenho os outros dois em vinil - que eram bem fáceis de se achar e vendidos bem baratinho, na época em que o CD dominava - e os recomendo sem receio a quem deseja conhecer composições pop muito bem feitas com 'aproach' roqueiro. Abraço...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.