Discos Fundamentais: Flower Travellin´ Band - Satori (1971)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

A Flower Travellin´ Band foi fundada em 1969 em Tóquio, capital japonesa, e encerrou suas atividades em 1973. O line-up contava com o guitarrista Hideki Ishima, com o baixista Jun Kobayashi, com o batera Joji "George" Wada e pelo vocalista Akira "Joe" Yamanaka. Nesse curto período de tempo o grupo lançou quatro álbuns (Anywhere em 1970, Satori em 1971, Made in Japan em 1972 e Make Up em 1973), entre os quais o meu preferido, e da maioria dos críticos, é o Satori.

Composto por apenas cinco longas faixas, o disco é de uma originalidade absurda, pois une riffs pesadíssimos de guitarra carregados de melodias tipicamente orientais, resultando em um som único. As linhas vocais tem claras influências dos primeiros trabalhos do Black Sabbath, enquanto o timbre do vocalista Akira Yamanaka remete a Robert Plant.

Satori é daqueles discos que você estranha à primeira audição, mas sente que tem algo especial nas mãos, e, a cada novo play no CD player vai entrando mais e mais em um mundo novo, repleto de novas possibilidades e caminhos sonoros.

O vinil é raríssimo, uma preciosidade disputada à tapa. Já o CD foi relançado recentemente, e é relativamente fácil de ser encontrado as lojas especializadas.

Satori é um disco recomendadíssimo, um clássico obscuro do hard setentista, que todo e qualquer colecionador de hard rock deveria ter em sua coleção, mas que, infelizmente, pouca gente conhece.

Faixas:
A1. Satori, Part 1 - 5:22
A2. Satori, Part 2 - 6:56
A3. Satori, Part 3 - 9:40

B1. Satori, Part 4 - 10:53
B2. Satori, Part 5 - 6:56


Comentários

  1. Um baita de disco de uma baita banda. O Primeiro disco com vários covers é sensacional. Satori é uma mistura de King Crimson na fase Larks Tongues (antes do mesmo faer isso) com o peso do Sabbath. O live, com a capinah de mala é fabuloso também. A matéria da Poeira Zine sobre A Flower Travellin' é uma ótima pedida para quem quer conhecer a banda. Parabéns Cadão, mais uma baita matéria

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.