Discos Fundamentais: Ten Years After - A Space in Time (1971)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Lançado em novembro de 1971 pela Chrysalis Records na Inglaterra e pela Columbia nos Estados Unidos,
A Space in Time é o sétimo álbum do Ten Years After e, para muitos, o disco mais importante da carreira dos ingleses. Além disso, também é o trabalho de maior sucesso. O álbum marca uma transição na carreira da banda liderada pelo vocalista e guitarrista Alvin Lee. Nele, o blues incendiário (fiel às raízes do estilo) presente nos primeiros trabalhos foi deixado para trás. As composições são mais curtas, diretas e "comerciais" que as presentes nos álbuns anteriores do grupo.

Extremamente coesa e entrosada, a banda conseguiu sintetizar as transformações do período em que o álbum foi gravado. O desbunde e a inocência do flower power haviam ido embora, como que predizendo um mergulho em tempos mais sombrios e delicados.
A Space in Time, com suas canções otimistas e repletas de refrões pegajosos, é como um último suspiro antes da jornada derradeira pelos becos mais escuros dos anos setenta.

A maioria de suas dez faixas é construída não sobre riffs de guitarra, mas sim sobre dedilhados provenientes do instrumento de Alvin Lee. Essa mudança ocorreu, provavelmente, em virtude do grande sucesso alcançado pelos primeiros discos do Led Zeppelin. Recheados de canções com bases acústicas, teriam inspirado Alvin a seguir o mesmo caminho em suas novas composições. Essa faceta até então inédita, onde o guitarrista se mostra tão brilhante quanto em seu caminho anterior, se contrapõe à figura iconográfica do músico no
Festival de Woodstock (1969), incendiando uma multidão em êxtase alucinógeno com sua Gibson endiabrada.

O disco abre com "One of These Days", um hard blues que começa com uma estrutura tradicional que leva a um longo trecho instrumental em seu miolo, onde se percebe a influência dos grupos psicodélicos da virada dos anos sessenta e início dos setenta. A bela e espacial "Here They Come" mostra todo o lirismo de Alvin Lee. "I´d Love to Change the World" é a seguinte. Sua estrutura, alternando momentos mais calmos com passagens mais aceleradas, costuradas pelo vocal repleto de personalidade do líder do Ten Years After, a transformou não só no maior hit da carreira da banda, mas também em um dos registros mais cristalinos e brilhantes daquele início de década, onde heróis estavam mortos e o futuro se mostrava, a cada dia, mais nebuloso.

A agreste "Over the Hill", com um bem sacado arranjo de cordas, é outro ponto alto. Suas melodias, apesar de (ou justamente por serem) simples, emocionam até hoje, potencializando a letra que fala sobre o vício em drogas. O heavy rock "Baby Won´t You Let Me Rock´n´Roll You", direto e simples, remete aos anos cinquenta e soa totalmente deslocado. A locomotiva volta aos trilhos com "Once There Was a Time", onde se pode perceber claramente a influência do country no som da banda, claro que devidamente envenenado pela energia infinita do grupo.

Ares psicodélicos batem forte em "Let the Sky Fall", fazendo com que a canção soe como uma espécie de space blues hipnótico. Já "Hard Monkey´s", apesar do início e das passagens acústicas, mostra todo o poder de Alvin Lee como riffmaker, entupindo sua guitarra de fuzz, como que homenageando, mesmo que inconscientemente, Jimi Hendrix e Eric Clapton.

O disco nos brinda ainda com "I´ve Been There Too", onde a banda explora, mais uma vez, o contraste entre o acústico e o elétrico, conduzindo o ouvinte por sensações opostas, e "Uncle Jam", a única faixa não composta exclusivamente por Lee, e que na verdade é, como o título antecipa, uma fenomenal jam entre Alvin Lee, Leo Lyons (baixo), Chick Churchill (teclados) e Ric Lee (bateria).

Ainda que não possa ser enquadrado no formato clássico do gênero,
A Space in Time é um álbum de blues que encontra novas cores, unindo o estilo proveniente dos cantos negros do interior dos Estados Unidos a outros gêneros musicais. O resultado é um trabalho atemporal, que colocou a carreira do Ten Years After em um novo nível, escrevendo de vez os ingleses entre os grandes nomes da história.

Faixas:
A1. One of these days - 5:55
A2. Here they come - 4:38
A3. I´d love to change the world - 3:43
A4. Over the hill - 2:27
A5. Baby won´t you let me rock´n´roll you - 2:15

B1. Once there was a time - 3:20
B2. Let the sky fall - 4:18
B3. Hard monkey´s - 3:10
B4. I´ve been there too - 5:43
B5. Uncle jam - 1:57

Comentários