Edições Especiais: Easy Rider OST Deluxe Edition (2004)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Com o fim da indústria da música como a conhecíamos, as gravadoras perceberam que, para continuar vendendo discos para a parcela de ouvintes que ainda se dispõe a isso - onde nós, colecionadores, somos essenciais -, mais e mais edições especiais de álbuns lançados há tempos estão chegando às lojas.

Aqui, nessa nova sessão da Collector´s Room, iremos indicar e recomendar alguns desses lançamentos, que, na nossa opinião, valem a pena ser readquiridos pelos novos atrativos que apresentam.

Pra começar, vamos falar de uma das mais célebres trilhas sonoras do rock, a do clássico filme Easy Rider, lançada originalmente em 1969. A trilha original ficou famosa por conter um dos maiores hinos da história do rock, a marcante "Born to Be Wild", interpretada pelo Steppenwolf. Só essa faixa já tornaria disco fundamental, mas ele ainda contém canções dos Byrds, Jimi Hendrix Experience, Roger McGuinn, Electric Prunes e uma interessante versão de "The Weight", da The Band, interpretada por Smith, já que não foi possível colocar a versão original do grupo canadense na trilha original por problemas contratuais.

Essa Deluxe Edition, lançada em 23 de março de 2004, é dupla, vem acondicionada em um slipcase, e traz no primeiro CD a trilha original e no segundo disco uma bela compilação das canções mais representativas do período 1967-1969, um dos mais criativos e representativos do rock and roll. Ali estão faixas de nomes como The Animals, Jefferson Airplane, The Who, Procol Harum , Chambers Brothers, Blue Cheer, Moody Blues e Flying Burrito Brothers, além de pérolas de obscuridades como The Seeds, Blues Magoos e Sir Douglas Quintet. A cereja do bolo é a versão original da linda "The Weight" pela The Band, uma das mais belas e emocionantes canções já escritas.

Vale a pena?  Não precisa nem perguntar!  Além de uma das mais importantes e clássicas trilhas sonoras já lançadas, você leva ainda um belo apanhado do que de melhor e mais relevante se produziu na segunda metade dos sixties, resultando em uma verdadeira aula sobre o rock and roll.

Faixas:

Disc One - The Original Soundtrack Album

1. Steppenwolf - The Pusher
2. Steppenwolf - Born to Be Wild
3. Smith - The Weight
4. The Byrds - Wasn't Born to Follow
5. The Holy Modal Rounders - If You Want to Be a Bird
6. The Fraternity of Man - Don't Bogart Me
7. Jimi Hendrix - If 6 Were 9
8. The Electric Prunes - Kyrie Eleison / Mardi Gras
9. Roger McGuinn - It's Alright Ma (I'm Only Bleeding)
10. Roger McGuinn - The Ballad of Easy Rider

Disc Two - Something in the Air, 1967 to 1969

1967
1. The Seeds - Pushin' Too Hard
2. The Electric Prunes - I Had Too Much to Dream Last Night
3. Blues Magoos - We Ain't Got Nothin' Yet
4. The Animals - San Franciscan Nights
5. Jefferson Airplane - White Rabbit
6. The Who - I Can See for Miles
7. Procol Harum - Whiter Shade of Pale
8. The Young Rascals - Groovin'
9. Richie Havens - High Flyin' Bird

1968
10. The Band - The Weight
11. The Byrds - You Ain't Going Nowhere
12. The Chambers Brothers - The Time Has Come Today
13. Joe Cocker - With a Little Help From My Friends
14. Blue Cheer - Summertime Blues
15. The Moody Blues - Nights in White Satin

1969
16. Sir Douglas Quintet - Mendocino
17. The Youngbloods - Get Together
18. The Flying Burrito Bros - My Uncle
19. Thunderclap Newman - Something in the Air


Comentários

  1. Não sei se existe essa opção e se existe, por favor me mostrem onde está. O fato é que queria enviar o link deste post à um amigo q curte trilhas sonoras e não consegui. Portanto aí vai a sugestão:
    de possibilitar o envio do post através de email à alguem.

    ResponderExcluir
  2. Rica, vou ver cmo resolvo isso. Enquanto isso, é só clicar com o botão direito no título do post e coiar o link.

    Valeu pelo toque.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.