O Melhor do Whiplash!: A História do Burzum


Por Ricardo Seelig
Colecionador

O Whiplash! Rock e Heavy Metal, além de ser o melhor site e possuir o maior conteúdo sobre rock e heavy metal em português em todo o mundo, é um dos maiores banco de dados sobre música do planeta.

Tamanha quantidade de informação, para quem não conhece o site, faz com que navegar por seus guetos seja algo que leva tempo, afinal muita coisa boa já foi publicada. A partir de agora, iremos indicar, semanalmente, uma matéria da história do site que vale a pena bater os olhos e devorar as letras.

Começamos com a tradução da biografia do Burzum, escrita pelo próprio Varg Virkenes, que está saindo da prisão por esses meses. Para quem não sabe, e para quem não está familiarizado com a história do black metal, o Burzum foi um dos principais grupos da chamada segunda geração do black metal, que floresceu nos países nórdicos europeus, principalmente na Noruega, na primeira metade dos anos noventa. As bandas dessa cena se uniram em um grupo fechado denominado Inner Circle, que promoveu a queima de igrejas e outros atos discutíveis naquela época. 

Mas o principal acontecimento da cena norueguesa envolveu dois de seus principais ícones, Euronymous e Virkenes. Por divergências pessoais, Virkenes assassinou Euronymous, líder do Mayhem, à facadas, sendo condenado à prisão por causa disso. O Whiplash! está publicando a tradução de uma interessante biografia do Burzum, escrita pelo próprio Varg Virkenes, cuja leitura é essencial para quem quer entender uma das passagens mais sombrias da música pesada.

Para ler, acesse esses links:






Comentários