Chimaira - The Impossibility Of Reason (2CD Limited Edition) (2004)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****

Surgido na década de oitenta, o thrash metal causou uma revolução na música pesada. O nascimento de grupos como Slayer, Metallica, Anthrax, Exodus, Testament e, mais tarde, Pantera, deu um choque na cena americana e mundial daquela época, dominada por dinossauros em formação lançando trabalhos clássicos (Iron Maiden com
Powerslave), novos nomes injetando sangue no estilo (Helloween e os seus Keepers) e o nascimento de gigantes que marcariam uma época (Guns´N Roses com Appetite for Destruction).

O som do grupo americano Chimaira é um retorno a este período. Fincado no thrash de uma maneira sólida, mas mesmo assim mantendo os ouvidos abertos a novas influências, o grupo vem colocando trabalhos interessantes no mercado.
The Impossibility of Reason (2003), segundo álbum do grupo, ganhou uma interessante versão especial que também chegou ao mercado brasileiro.

A diferença entre o som do Chimaira e de outros grupos norte-americanos classificados como new metal, como é o caso do Korn, está no uso de características muito mais "metálicas”. As linhas vocais são muito mais agressivas, com grandes influências do já citado thrash oitentista. As guitarras derramam riffs pesados e inspirados, além de diversos solos que irão fazer a alegria de qualquer headbanger, tudo amparado por uma cozinha extremamente coesa, formada por um baixo pesado e uma bateria rápida, repleta de viradas e bumbos duplos.

O grupo utiliza muito bem as lições aprendidas com as grandes bandas do passado em seu som, e acrescenta novos elementos que atualizam o thrash metal de uma maneira que poucos grupos fazem hoje em dia. Que elementos são estes ? Guitarras afinadas em tons mais graves, elementos eletrônicos que dão ainda mais peso às canções, alternância entre vocais ora urrados ora mais limpos e riffs mais diretos, gerando uma agressividade palpável. Apesar de parecerem sutis, estas "inovações” funcionam muito bem, tornando o som do Chimaira extremamente atual.

Provas disso ? Ouça a excelente “Pure Hatred”, talvez a melhor faixa do disco. Além dela, músicas como “Cleansation”, “The Impossibility of Reason”, “Pictures in the Gold Room”, a excelente “Down Again” e “Overlooked” (que lembra muito o Sepultura antigo) merecem destaque. 

Mas, apesar disso, nada se compara à viagem instrumental de “Implements of Destruction”, com mais de treze minutos onde o grupo passeia com desenvoltura pelas mais diversas influências que caracterizam o heavy metal de uma maneira geral, desde guitarras cheias de melodia até uma rifferama absurda, passando por momentos mais calmos e outros de pancadaria pura. Em uma comparação rápida, soa como um Dream Theater mais pesado e carregadíssimo de influências da Bay Area.

A edição especial do trabalho vem ainda com faixas multimídia apresentando clipes e um CD bônus repleto de versões demo e ao vivo de músicas da banda. Isso sem falar da bela embalagem
slipcase e toda a parte gráfica do trabalho, de muito bom gosto.

Apesar de já ter sido lançado há mais de seis anos,
The Impossibility of Reason ainda soa atual e cheio de energia. Sem sombra de dúvida um álbum muito original e interessante, e que vai agradar os apreciadores de um thrash metal agressivo e competente.


CD 1

1. Cleansation
2. The Impossibility Of Reason
3. Pictures In The Gold Room
4. Power Trip
5. Down Again
6. Pure Hatred
7. The Dehumanizing Process
8. Crawl
9. Stigmurder
10. Eyes Of A Criminal
11. Overlooked
12. Implements Of Destruction
13. Army Of Me

CD 2

1. Indifferent To Suffering
2. Without Moral Restraint
3. Fascination Street
4. Let Go (Demo)
5. Pass Out Of Existence (Demo)
6. Severed (Demo)
7. Dead Inside (Demo)
8. Power Trip (Live)
9. Cleansation (Live)

Comentários