Discos Fundamentais: AC/DC - Back in Black (1980)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Este álbum é um dos maiores exemplos de superação da história da música. Após a trágica morte de seu vocalista Bon Scott, figura central da banda ao lado do guitarrista Angus Young, o fim parecia ser a saída mais óbvia para os australianos do AC/DC. Afinal, depois de uma década de grandes trabalhos e performances antológicas, como seguir adiante sem um de seus principais personagens?

A resposta está em
Back in Black, em alto e bom som. Para o lugar de Scott o grupo recrutou o carismático Brian Johnson, ex-motorista de caminhão e que já havia gravado com o Geordie no início dos anos setenta. A voz peculiar de Johnson, um timbre não tão distante do de Scott, facilitou a sua aceitação e assimilação pelos fãs, além de encaixar como uma luva no som do AC/DC.

Com a inspiração em alta, em uma motivação que tinha como principais combustíveis o desejo de provar ao mundo que poderiam continuar em frente e a vontade de honrar todo o passado que haviam vivido com Bon Scott, o grupo compôs alguns de seus maiores hinos.

Estão em
Back in Black faixas emblemáticas não só da banda dos irmãos Young como também de todo o rock, como "You Shook Me All Night Long", "Hells Bells" e a que dá nome ao álbum. Além delas, destacam-se "Shoot to Thrill", "Given the Dog a Bone", a safada "Let Me Put My Love Into You", "Have a Drink On Me" e "Rock and Roll Ain´t Noise Pollution", formando um material consistente e que serviria de base para o futuro do conjunto, com muitas delas se transformando em presença obrigatória até hoje nos shows dos grupo.

O lançamento de
Back in Black e sua ótima aceitação, batendo recordes de vendas, não só transformou o AC/DC enfim em uma mega banda como também deu início a uma ótima fase criativa para o quinteto, rendendo grandes álbuns como For Those About to Rock (We Salute You), de 1981.

Para fechar, uma curiosidade: a versão em vinil lançada no Brasil durante a década de oitenta tinha os lados invertidos, começando o play com "Back in Black" ao invés de "Hells Bells", como no resto do mundo. Fica a pergunta: será que essa inversão afetou, de alguma maneira, a forma como os fãs brasileiros receberam o disco? Impossível responder, mas que rende ótimas teorias, isso rende ...

Faixas:
A1. Hells Bells - 5:11
A2. Shoot to Thrill - 5:17
A3. What Do You Do for Money Honey - 3:34
A4. Given the Dog a Bone - 3:31
A5. Let Me Put My Love Into You - 4:14

B1. Back in Black - 4:14
B2. You Shook Me All Night Long - 3:29
B3. Have a Drink on Me - 3:58
B4. Shake a Leg - 4:05
B5. Rock and Roll Ain't Noise Pollution - 4:12

Comentários