Discos Fundamentais: Atomic Rooster - Death Walks Behind You (1970)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Formado em 1969 pelo tecladista Vincent Crane e pela baterista Carl Palmer, o Atomic Rooster foi um dos grupos pioneiros no que ficou conhecido como
progressive hard rock. Companheiros no Crazy World of Arthur Brown, Crane e Palmer moldaram uma sonoridade que unia a técnica privilegiada de ambos a uma dose generosa de peso, que resultou em uma das bandas mais originais do início dos anos setenta.

Após gravar seu primeiro disco, batizado simplesmente como
Atomic Rooster, o grupo perdeu Carl Palmer, que uniu-se a Keith Emerson e Greg Lake para dar à luz ao Emerson, Lake & Palmer. Com um novo line-up, que agora tinha o ex-Andromeda John Du Cann cuidando dos vocais e guitarras e Paul Hammond na bateria, a banda gravou um dos álbuns mais sombrios daquela época, Death Walks Behind You.

Lançado em dezembro de 1970, o disco já valeria pela fantástica faixa-título. Iniciando com uma frase sinistra do teclado de Crane, a música evolui para um hard rock vigoroso que demonstra toda a força dessa segunda formação do grupo. Uma das melhores aberturas de álbuns de todos os tempos, "Death Walks Behind You" é daquelas faixas que atingem a gente como um cruzado no queixo, nos nocauteando a cada mudança de andamento enquanto tentamos entender que diabos está acontecendo.

Mas, evidentemente, o disco não se resume a apenas uma faixa."VUG" demonstra a veia progressiva do grupo, em uma faixa instrumental voltada para o teclado de Crane. "Tomorrow Night", lançada como single, levou o nome da banda a um número maior de ouvintes, enquanto "Nobody Else" é outro exemplo da criatividade de Crane, Du Cann e Hammond. Indiscutivelmente, todas as oito faixas de
Death Walks Behind You são acima da média, e o resultado é um álbum brilhante, que por si só coloca o Atomic Rooster lado a lado com os grandes nomes da história do hard rock.

Como curiosidade, vale citar que neste mesmo ano Vincent Crane tocou teclado no primeiro álbum da carreira solo de Rory Gallagher, batizado apenas com o nome do guitarrista e lançado pela Polydor somente em 1971.

Faixas:
A1. Death Walks Behind You - 7:23
A2. VUG - 5:00
A3. Tomorrow Night  4:00
A4. Seven Streets - 6:44

B1. Sleeping for Years - 5:27
B2. I Can't Take No More - 3:34
B3. Nobody Else - 5:01
B4. Gershatzer - 7:58

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.