Discos Fundamentais: Bang - Bang (1971)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Apelidado por muitos colecionadores como "o Black Sabbath americano", o Bang foi formado em 1971 na Filadélfia e tem uma carreira dividida em duas fases distintas. A primeira engloba o período de 1971 a 1973, anos nos quais o grupo lançou quatro discos:
Death of a Country e Bang em 1971, Mother / Bow to the King em 1972 e Music em 1973. Depois disso a banda se separou, voltando a se reunir apenas em 1999, ano em que lançaram o mediano RTZ - Return to Zero e, mais recentemente, o bom The Maze em 2004.

Na primeira e clássica encarnação, dois álbuns se destacam:
Bang e Mother / Bow to the King. O disco que dá nome à banda, lançado originalmente em 1971, traz em suas oito faixas um hard rock cadenciado, cujas principais características são o peso extremo das guitarras e o talento diferenciado de Gilcken para compor riffs pegajosos e que não saem da cabeça. Ou seja, um som muito similar ao do Black Sabbath e, em alguns aspectos, até mesmo um pouco à frente do grupo de Tony Iommi, já que Bang foi lançado no mesmo ano de Master of Reality. Quando eu falo que o Bang estava à frente do Sabbath eu me refiro ao peso dos riffs, porque naquela época o Black Sabbath ainda não havia consolidado este aspecto como um dos principais elementos da sua música, fato que iria ocorrer justamente com seus lançamentos posteriores, Vol 4 e Sabbath Bloody Sabbath.

Quer dizer então que o Bang influenciou o Black Sabbath? Não sei, sinceramente. O que sei é que este disco é um biscoito fino para todo e qualquer fã de hard rock setentista. É impossível ouvir faixas como "Lions, Christians", "The Queen", "Come With Me", "Future Shock", "Questions" e "Redman" e não começar a bater cabeça, mesmo que instintivamente. Pra completar, o timbre de Frank Ferrara, além de suas linhas vocais, lembram muito o que Ozzy Osbourne fazia naqueles primeiros anos do Sabbath.

Mesmo assim, o Bang apresenta nesse seu segundo disco um trabalho com uma qualidade bastante elevada, que não deve nada aos hoje clássicos álbuns gravados e colocados no mercado naquele ano de 1971, e que com o passar dos anos se transformaram em clássicos indiscutíveis entre os admiradores de um bom hardão setentista.

Potencial e motivos para isso
Bang tem. Ouça e tenho certeza de que você concordará comigo.

Faixas:
A1. Lions, Christians - 3:58
A2. The Queen - 5:24
A3. Last Will and Testament - 4:09
A4. Come with Me - 4:12

B1. Our Home - 3:26
B2. Future Shock - 4:38
B3. Questions - 3:50
B4. Redman - 4:58

Comentários

  1. Vi essa caixa do Bang à venda aqui em Floripa por 200. Fiquei com vontade ...

    ResponderExcluir
  2. Tenho essa caixa - sensacional!!! Importando sai mais barato.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Castillo, muitas vezes compro direto da Rise Above - bem como de vários outros selos. A caixa do Bang comprei dessa forma, pela RA, o que não foi uma boa idéia, pelo valor final. Prefiro comprar no site da RA somente vinis - especialmente as edições Die Hard. O meu Steel Mill Die Hard eu comprei lá. Banda e disco maravilhosos, Castillo. Um dos tesouros obscuros dos anos 70.
    A melhor opção para comprar os CDs da Rise Above - e CDs em geral - é a Amazon UK. O Box do Bang custa 28 Libras na Rise Above. Na Amazon UK custa 17.99 Libras. Faça a simulação e você verá que, mesmo com o correio, é muito mais vantajoso importar. É o que eu sempre digo e repito: comprar materiais importados no Brasil (CD, vinil, DVD, Blu-Ray, livros), na atual conjuntura, é jogar dinheiro no lixo, exatamente isso. É incrível a quantidade de promoções que a Amazon UK oferece atualmente. E eles possuem um dos correios mais baratos do mundo. É só manter a compra abaixo de 50 Dólares e pronto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.