Discos Fundamentais: Riot - Fire Down Under (1981)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

O dia 09 de fevereiro de 1981 deveria ser lembrado como uma data especial pelos apreciadores de hard rock e heavy metal, pois marca o lançamento de um dos melhores trabalhos que ambos os estilos já conheceram:
Fire Down Under, terceiro álbum do grupo americano Riot.

Nascido na cidade de Nova York em 1976, o Riot já havia lançado dois bons discos (
Rock City em 1977 e Narita em 1979), mas foi com Fire Down Under que a banda conquistou um espaço eterno na memória de quem curte boa música.

O LP é um álbum emblemático de uma época que, infelizmente, não existe mais. Suas dez faixas entregam um heavy metal tradicional e empolgante, que muitas vezes se mistura ao hard rock, nos levando de volta a um tempo onde os dois estilos andavam quase juntos. Riffs em profusão, cozinha altamente técnica e um vocal cheio de energia fazem com que faixas como "Swords & Tequila", "Fire Down Under", "Outlaw", "Altar of the King", "No Lies" e "Run For Your Life" estejam entre as melhores composições do som pesado dos anos oitenta, e isso não é nenhum exagero. 

Musicalmente, apesar de natural dos Estados Unidos, o Riot soa como as primeiras bandas da New Wave Of British Heavy Metal, movimento que redefiniu o heavy metal na virada dos anos setenta para os oitenta.

É um clichê, mas é a pura verdade: esse disco é um clássico definitivo, uma obra-prima que é obrigatória em qualquer coleção que se preze.

Faixas:
A1. Swords and Tequila - 3:14
A2. Fire Down Under - 2:27
A3. Feel the Same - 4:46
A4. Outlaw - 4:16
A5. Don't Bring Me Down - 2:57

B1. Don't Hold Back - 3:13
B2. Altar of the King - 4:39
B3. No Lies - 4:15
B4. Run for Your Life - 3:12
B5. Flashbacks - 3:58


Comentários