Metallica - The Videos 1989-2004 (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****1/2

Fazia tempo que os fãs esperavam um lançamento como esse
The Videos 1989-2004, e finalmente ele chegou. Como o título já entrega, o DVD traz todos os clipes gravados pelo Metallica em toda a sua carreira, de “One” até “Some Kind Of Monster”.

O DVD deixa claro a evolução e as mudanças que a banda liderada por James Hetfield passou durante toda a sua história. A primeira concessão à grande mídia, com o clipe para “One”, de 1988, soa meio mítica nos dias atuais, pois o que temos naquelas imagens é um grupo muito diferente daquele que nos acostumamos a ver durante toda a década de noventa. Este vídeo é a única ligação com o Metallica pré-mega banda, é o único elo com aquela gangue radical formada por quatro garotos raivosos que revolucionou o heavy metal durante a década de oitenta.

Depois disso, o que se vê são super produções visuais, com resultados excepcionais. Caminhos musicais à parte, o fato é que os clipes feitos pela banda para divulgar os álbuns
Metallica, Load e Reload são excelentes. Como destaques, os obrigatórios “Enter Sandman”, “Wherever I May Roam” e “Sad But True”, além dos ótimos “Until Is Sleeps” e “The Memory Remains”. Como ponto negativo desta fase, é constrangedor ver o grupo, principalmente Kirk e Lars, com um visual pré-emo nos vídeos de lançamento de Load.

“Turn the Page” e “Whiskey in the Jar”, os dois representantes do duplo de covers
Garage Inc, são também dois dos principais destaques deste DVD. O primeiro traz uma narrativa calcada no depoimento da personagem principal, uma prostituta, mostrando seus dramas diários e a sua relação com a filha. Um ótimo clipe, extremamente emocional, característica essa realçada pela excelente versão registrada pelo Metallica para a composição de Bob Seger.

Já o segundo traz um clima bem hard rock para a tradicional canção irlandesa imortalizada pelo Thin Lizzy. Garotas, e só garotas, se divertindo em uma casa, enquanto o grupo toca. Bebidas, amassos, lesbianismo explícito, nudez e erotismo amparados por um potente hard rock. Não tem como não gostar, não é mesmo?

Pra quem curte a linguagem dos clipes, ou trabalha com isso - como eu, o melhor fica para o final. O vídeo de “I Disappear”, canção que faz parte da trilha de
Missão Impossível II, é um primor técnico. James, Kirk, Lars e Jason são colocados em situações diferentes, unidas por uma edição cheia de maneirismos e composições visuais. Esplêndido.

Já os quatro vídeos do discutido 
St Anger mostram um grupo tentando se reerguer das cinzas, literalmente. A faixa-título, gravada na lendária prisão de San Quentin, merece destaque instantêneo. Assistir o grupo colocar para fora toda a raiva reprimida na frente de condenados perigosos é uma experiência e tanto. A tensão é palpável. Um dos melhores vídeos do DVD. Já “Frantic” se destaca por seu ritmo e por sua edição frenéticos, enquanto “The Unnamed Felling” faz uso de referências de vídeoarte para contar a sua história. Fechando o quarteto, a boa “Some Kind of Monster” traz cenas do documentário homônimo e funciona perfeitamente como um aperitivo, já que é impossível assistí-lo e não ter vontade de ver o filme.

Além de vite e um clipes, o DVD traz também quatro extras: “2 of One”, “One (Jammin´ Version)”, “The Unforgiven (Theatrical Version)” e o trailer do documentário
Some Kind of Monster.

Como pontos negativos cito a horrível arte da capa e o pobre encarte, que, apesar de conter todas as informações dos clipes, poderia ser mais extenso.

Você não precisa gostar dos caminhos que o Metallica deu para o seu som para curtir
The Videos 1989-2004. Por mais que seja um clichê, música é uma coisa e imagem é outra. Neste DVD estão inúmeras referências que foram copiadas por muita gente depois de lançadas, sejam elas na música pesada ou fora dela.

Grande lançamento, indicado não apenas para os fãs do Metallica, mas para toda e qualquer pessoa que queira saber um pouco mais sobre uma das maiores bandas da história do rock.


Faixas:
1. One - 7:41
2. Enter Sandman - 5:28
3. The Unforgiven - 6:21
4. Nothing Else Matters - 6:24
5. Wherever I May Roam - 6:05
6. Sad But True - 5:26
7. Until It Sleeps - 4:32
8. Hero of The Day - 4:30
9. Mama Said - 4:51
10. King Nothing - 5:26
11. The Memory Remains - 4:37
12. The Unforgiven II - 6:33
13. Fuel - 4:35
14. Turn the Page - 5:49
15. Whiskey in the Jar - 4:43
16. No Leaf Clover - 5:33
17. I Disappear - 4:28
18. St. Anger - 5:50
19. Frantic - 4:55
20. The Unnamed Feeling - 5:29
21. Some Kind of Monster - 4:28

Bonus Features
22. 2 of One - Introduction - 5:43
23. One (Jammin' Version) - 5:05
24. The Unforgiven (Theatrical Version) - 11:29
25.
Metallica: Some Kind of Monster Film Trailer - 2:27


Comentários