Pedra - Pedra II (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****

O que fazer em um tempo onde comprar discos virou um hábito de gente antiquada, que não vê graça em ficar baixando tudo no computador? Ou, se preferirem, posso tornar a pergunta mais direta: como convencer o ouvinte de música atual, que tem tudo de graça na internet, a comprar um CD original para a sua coleção?

Essa é uma questão difícil e que possui várias respostas. A banda Pedra produziu uma das melhores.
Pedra II, segundo disco do grupo, foi disponibilizado no site oficial dos caras antes de seu lançamento oficial, em mp3 de alta qualidade (320 kbps) e na íntegra. Depois disso, o segundo passo foi lançar o álbum em uma mídia física, e o CD, ao invés de chegar ao mercado na embalagem padrão, veio repleto de criatividade, embalado em uma revista em quadrinhos muito interessante e original. Ou seja, um atrativo e tanto para que quem gostasse das músicas que baixou gratuitamente na net comprasse o álbum original.

É claro que toda essa estratégia seria inócua se não viesse acompanhada de música de excelente qualidade, e, nesse aspecto, o disco é impecável. O Pedra consegue um feito raro, que é unir as influências setentistas de seus integrantes (Deep Purple, Rainbow e o filé do hard produzido naquela década) a composições que soam acessíveis a ouvidos não tão habituados àquela sonoridade. Resumindo: a sede de fazer uma "sonzeira" não torna a música do Pedra restrita a apenas um nicho musical, muito pelo contrário.

Exemplos disso não faltam. "Filme de Terror" abre o play em grande estilo, e é impressionante como essa regravação de uma composição original de Sérgio Sampaio soa atual e antenada com a realidade das grandes cidades brasileiras. A suingada "Rock´n´Não" é um desabafo sobre a falta de espaço do rock na mídia brasileira, enquanto a linda balada "Longe do Chão" é uma das mais belas composições já gravadas pelo grupo. Com uma letra que derrama paixão e bate forte em qualquer pessoa que já viveu um grande amor, transporta o ouvinte em uma viagem profunda em busca de seus sentimentos.

Ótimas e cativantes composições não faltam no álbum. A lenta "Projeções" coloca em um mesmo arranjo a clássica sonoridade setentista do rock inglês e norte-americano com leves pitadas da psicodelia nordestina brasileira daquela década. "Megalópole" é um ótima instrumental que prende o ouvinte até o seu final. A radiofônica "Nossos Dias" está pronta para virar hit instantâneo. "Jefferson Messias" é uma odisséia deliciosa repleta de groove, com letra escrita em parceria com Cézar de Mercês, ex-Terço. E, uma após a outra, excelentes canções marcam o álbum, até o seu fechamento com a belíssima "Meu Mundo é Seu", levada ao violão por Xando Zupo e dona de um arranjo que arrepia até os mais durões.

Outro fator que chama a atenção em
Pedra II é o fato de a maioria das letras falarem de um final de relacionamento e recomeço de uma nova vida, o que dá uma característica ainda mais sentimental ao disco.

Mais um excelente trabalho dessa grande banda paulista, que veio para ficar. Para mim, o melhor álbum lançado por uma banda brasileira em 2008, com sobras.


Faixas:
1. Filme De Terror 3:44
2. Rock 'n' Não 5:04
3. Longe do Chão 7:15
4. Tô Indo a Mil 3:40
5. Projeções 4:43
6. Megalópole 4:08
7. Nossos Dias 2:45
8. Se Você For a Fim 3:53
9. Jefferson Messias 4:42
10. Saiu de Férias 3:59
11. Letras Miúdas 5:07
12. Meu Mundo e Seu 2:26

Comentários