Venom - At War With Satan (1983)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Escrever sobre um álbum clássico é muito diferente de analisar um lançamento. O distanciamento proporcionado pelo tempo cristaliza algumas idéias pré-concebidas, derruba outras, constrói mitologias, enfim, nos entrega uma vasta história entre o lançamento original do disco (neste caso, 26 anos) e a nossa realidade atual.

At War With Satan foi o terceiro trabalho gravado pelo Venom. Antes dele, os ingleses haviam colocado no mercado os discos Welcome to Hell em 1981 e Black Metal em 1982. O álbum apresenta algumas diferenças em relação aos seus antecessores. Pra começar, é conceitual. Em segundo lugar, sua faixa principal, e que dá nome ao trabalho, é um épico com quase vinte minutos, repleto de mudanças de andamento, com uma sonoridade que aproximava-se do então nascente thrash metal, explorando um caminho até então inédito para o Venom, que primava por canções mais cruas e diretas. Essa faixa se transformou em um clássico não só da carreira do grupo, mas de todo o black metal.

Além dela, músicas como “Genocide”, “Cry Wolf” e “Women, Leather and Hell” mostram o poder de fogo que Cronos, Mantas a Abaddon possuíam naquela época, e que ainda daria ao mundo mais uma jóia do metal extremo, o álbum
Possessed, de 1985.

A versão avaliada, lançada pela Dynamo Records no mercado brasileiro juntamente com diversos outros discos do Venom, veio com oito bônus, com destaque absoluto para as clássicas “Warhead”, “Lady Lust”, “The Seven Gates of Hell” e “Manitou”. Além disso, o fã irá encontrar um encarte repleto de informações a respeito do álbum e da carreira do Venom, em um texto escrito pelo jornalista Malcolm Dome.

At War With Satan é um dos álbuns mais importantes, influentes e ousados de toda a história do black metal. Com ele o Venom provou que poderia trilhar caminhos mais intricados em sua música, sem perder o peso e a agressividade, suas maiores características.

Um relançamento obrigatório na coleção de quem gosta de música pesada.


Faixas:
A1. At War With Satan - 19:56

B1. Rip Ride - 3:08
B2. Genocide - 2:58
B3. Cry Wolf - 4:19
B4. Stand Up (And Be Counted) - 3:31
B5 .Women, Leather and Hell - 3:21
B6. Aaaaargghh! - 2:24

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.