Carro Bomba - Nervoso (2008)


Por Ben Ami Scopinho
Colecionador e Jornalista

Cotação: ****

Em 2005, o então power trio paulistano Carro Bomba causou ótima impressão ao liberar
Segundo Atentado, que se mostrava inesperadamente bem mais pesado que o debut auto-intitulado do ano anterior. Seguindo essa lógica, então o que dizer agora que o grupo foi reformulado e passou a ser um quarteto? Só podemos esperar algo ainda mais esporrento!

Pois bem, os remanescentes Marcello Schevano (guitarra) e Fabrizio Micheloni (baixo) contaram com Rogério Fernandes (voz, ex-Golpe de Estado) e Fernando Minchillo (bateria), e o que antes vinha acontecendo de forma aparentemente comedida agora ficou literalmente escancarado com o mais novo álbum.
Nervoso é, antes de mais nada, um disco sem frescuras de rock pesado – e muitos se lembram de uma época em que o dito cujo era assim chamado, pois os tantos subgêneros atuais eram desnecessários. O tal rock pesado era apenas distorcido e muito, mas muito barulhento.

Em Nervoso, ainda que soe devidamente atualizado e turbinado pela excelente produção da ocupadíssima dupla Heros Trench e Marcello Pompeu, é inegável que muito do fascínio pelo astral setentista que reinou (quase) absoluto nos discos anteriores continua presente. Mas agora tudo está muitas vezes mascarado sob todo o peso dos instrumentos – há boas doses de Black Sabbath e até ocasiões em que o Carro Bomba praticamente se envereda pelos lados do thrash metal!

Com uma audição que beira os 35 minutos em nove composições, dá para destacar com folgas a trinca inicial, “Punhos de Aço”, “Sangue de Barata” e “Bomba Blues”; além da incrível “O Passageiro da Agonia”, com todo seu jeitão stoner e dona de uma letra muito bem sacada. E, faixa após faixa, vai-se concluindo que este é um discaço feito para se escutar alto, a ponto de os incomodados vizinhos começarem a entender as letras cantadas em português.

Finalizando, vale mencionar que depois de este álbum figurar entre os Melhores de 2008 de vários veículos da mídia especializada, o até então independente Carro Bomba agora terá uma segunda prensagem de
Nervoso tendo como parceira a Voice Music cuidando da distribuição. Parabéns aos caras! O disco é praticamente indispensável a qualquer um que aprecie rock´n´roll de um verde-amarelo marginal e feito com atitude!


Faixas:
1. Punhos de Aço
2. Sangue de Barata
3. Bomba Blues
4. Fui
5. Válvula
6. O Passageiro da Agonia
7. O Foda-se
8. O Foda-se II
9. Intravenosa

Comentários