Discos Fundamentais: Charles Mingus - Blues & Roots (1960)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Blues & Roots é um dos meus álbuns prediletos de jazz. Nele não há, por exemplo, a sutileza das construções melódicas e harmônicas de Dave Brubeck, nem as inovações e improvisações de Miles Davis. Charles Mingus era um artista mais visceral, feroz, sanguíneo, e sua música era uma extensão disso.

Como o próprio título anuncia,
Blues & Roots traz o contrabaixista olhando para o passado em busca de suas raízes. As seis faixas do álbum trazem o som característico de Mingus, repleto de agressividade e paixão, carregado de influências do blues, gênero musical que, para muitos, é quase um irmão do jazz.

O disco abre com o baixo de Mingus criando o groove para os demais instrumentos entrarem e quebrarem tudo em "Wednesday Night Prayer Meeting". Já de saída fica escancarada outra característica marcante da música de Mingus, que são seus gritos de empolgação, ao fundo dos instrumentos, satisfeito com o desenvolvimento da canção.

"Cryin´ Blues" acalma os ânimos e traz um belo solo do baixista, enquanto a maravilhosa "Moanin´" tem início com um groove saído dos trombones de Willie Dennis e Jimmie Knepper e se transforma em uma contagiante e deliciosa jam.

Já "Tensions" é outro momento mais relax, antecipando "My Jelly Roll Soul", faixa em que Charles Mingus homenageia o lendário Jelly Roll Morton, uma dos pioneiros do jazz, seguindo o seu estilo de composição em toda a música.

O álbum fecha com "E´s Flat Ah´s Flat Too", na linha de "Wednesday Night Prayer Meeting", agressiva e com demonstrações explícitas de todo o talento dos músicos envolvidos.

Blues & Roots, por suas particularidades, é um álbum recomendado a qualquer iniciante no gênero, pois apresenta as características básicas do jazz somadas à influência do blues, tudo isso embalado pelo estilo visceral de Charles Mingus, o que o transforma em um trabalho pesado e empolgante.

Discaço!


Faixas:
A1. Wednesday Night Prayer Meeting - 5:39
A2. Cryin' Blues - 4:58
A3. Moanin' - 7:57

B1. Tensions - 6:27
B2. My Jelly Roll Soul - 6:47
B3. E's Flat Ah's Flat Too - 6:37

Comentários

  1. Putz! Discaço! Só fui conhecer esse álbum a alguns meses atrás.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.