Discos Fundamentais: Golden Earring - Moontan (1973)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

O Golden Earring é um grupo holandês que nasceu na cidade de Den Haag em 1961. A banda surgiu da amizade entre George Kooymans, então com treze anos de idade, e seu vizinho Rinus Gerritsen, de quinze. 

Inicialmente o grupo se chamava The Tornados, mas mudou para Golden Earring ao saber da existência de um conjunto homônimo. Como curiosidade vale citar que a escolha por Golden Earring se deu por ser uma canção originalmemte gravada pela atriz Marlene Dietrich em 1947 e que acabou se tornando um relativo hit em 1948 na voz de Peggy Lee. Essa canção passaria a ser usada como tema de abertura dos shows da banda.

Moontan, seu nono e mais conhecido trabalho, foi lançado em setembro de 1973 e traz a música mais conhecida do Golden Earring, “Radar Love”. O sucesso dessa faixa fez o nome dos holandeses crescer enormemente mundo afora, levando-os a excursionar ao lado de gigantes como Led Zeppelin, Doobie Brothers e Rush, além de ter várias apresentações abertas por bandas iniciantes naqueles tempos, como Kiss e Aerosmith.

Além de “Radar Love”, clássico hard estradeiro setentista e que ainda hoje figura em inúmeras compilações dedicadas ao período,
Moontan traz faixas do quilate de “Candy´s Going Bad”, “Suzy Lunacy (Mental Rock)” e “Vanilla Queen”, todas apresentando arranjos muito bem elaborados e um requinte instrumental que dá ao hard rock algumas características de outros estilos, como o  prog e o psicodelismo.

O disco foi lançado com duas capas diferentes. Na Holanda, Inglaterra e Alemanha ele saiu com uma bela e sensual fotografia que se estendia por toda a extensão da capa dupla, mostrando uma mulher seminua coberta de plumas. Em outros países essa capa foi censurada, o que levou a banda a desenvolver uma arte mais simples, que mostrava apenas o close de uma orelha com um brinco. A primeira, como você deve imaginar, é a mais disputada entre os colecionadores, alcançando um valor considerável se em perfeito estado.


Faixas:
A1. Candy's Going Bad - 5:49
A2. Are You Receiving Me - 9:53
A3. Suzy Lunacy (Mental Rock) - 4:24

B1. Radar Love - 6:22
B2. Just Like Vince Taylor - 4:33
B3. The Vanilla Queen - 9:15

Comentários

  1. Este vasto mundo do Rock n Roll é mesmo gigantesco. Só ontem depois de 30 anos tendo contato direto ou indiretamente com o rock, fui descobrir ( através do Muro do Classic Rock ) esta maravilhosa banda. E digo mais: muitos outros álbuns são imensamente grandiosos tal qual Golden Earring - Moontan (1973), q aliás foi lançado há 46 anos, justamente no ano em q nasci. Grato ao Collectors pela resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.