Discos Fundamentais: Hard Meat - Through a Window (1970)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

O Hard Meat é um grupo britânico, natural de Birmingham, que lançou apenas dois discos em sua breve carreira, o auto-intitulado debut em 1969 e
Through a Window em 1970. Formado por Mike Dolan (vocal, violão, guitarra e harmônica), Steve Dolan (baixo, violão e guitarra), Mick Carless (bateria e percussão), Pete Westbrook (flauta) e Phil Jump (teclados), a banda fazia um rock psicodélico cujo ponto de partida eram os violões dos irmãos Dolan.

Assim, há um fascinante ar agreste e interiorano nas faixas de
Through a Window, algo como se um artista folk tivesse sido levado em uma viagem cujo combustível é um poderoso ácido lisérgico. As composições são grudentas e viciantes, fazendo você abrir um sorriso de satisfação durante a audição, gerando uma insaciável vontade de ouvi-lo novamente, de novo e mais uma vez.

"On the Road" abre o play com muito groove e passagens instrumentais perfeitas para cair na estrada. "New Day" é uma linda balada com excepcionais trechos acústicos, e um belo e intrincado solo de violões em seu miolo."Free Wheel" é uma faixa instrumental acústica que parece saída de uma jam ao redor de uma fogueira, enquanto "Smile As You Go" é uma baladaça tipicamente setentista, com um ótimo acento folk.

A melhor faixa de
Through a Window é "I Want You", um rock manhoso e sensual com muito balanço e ótimos solos de guitarra. O disco ainda tem bons momentos em "A Song of Summer" e na doce "The Ballad of Marmalade Emma and Teddy Grim", que fecha o álbum.

Tanto em se tratando de produções setentistas obscuras quanto de uma maneira geral, esse é um dos melhores discos que eu já tive o prazer de ouvir.

Simples assim.


Faixas:
A1. On the Road - 5:58
A2. New Day - 5:08
A3. Freewheel - 3:03
A4. Smile as You Go Under - 3:04

B1. I Want You - 7:00
B2. From the Prison - 4:16
B3. A Song of Summer - 5:10
B4. Love - 5:03
B5. The Ballad of Marmalade Emma and Teddy Grimes - 3:00

Comentários

  1. Gosto muito dessa banda e me surpreendeu uma resenha sobre ele, muito legal!
    Smile as you go under, ótimo som, linda música!
    Valeu, Cadão!
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.