Discos Fundamentais: John Mayall - USA Union (1970)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

USA Union é um disco de blues diferente. Contando com um dos melhores line-ups que teve ao seu lado, com os ex-Canned Heat Harvey Mandel na guitarra e Larry Taylor no baixo, além do extraordinário violinista Don "Sugarcane" Harris e Johnny Almond na flauta e no saxofone, John Mayall compôs um álbum que difere de toda a sua discografia, e daquilo que entendemos por blues, por investir mais na malícia e no groove do que na batida típica do estilo. Isso fica claro já na abertura, com a deliciosa "Nature's Disappearing", dona de um balanço e de uma sensualidade contagiantes.

As dez faixas possuem um clima relaxado, mostrando, em alguns momentos, influências que vão do soul ao jazz. Na verdade, o disco foi classificado como jazz blues, e essa definição revela-se verdadeira após uma única audição. 

A formação definida por Mayall, com guitarra, baixo, violino, sax e flauta, e sem bateria, faz com que USA Union seja não apenas um de seus melhores discos, como também um dos trabalhos mais originais da história do estilo.

Se o trabalho ao lado de Eric Clapton em 1966 pode ser considerado um dos grandes álbuns de blues da história,
USA Union é a prova da versatilidade e da genialidade de John Mayall, um dos maiores e mais influentes nomes do british blues.


Faixas:
A1. Nature's Disappearing - 5:50
A2. You Must Be Crazy - 3:55
A3. Night Flyer - 5:35
A4. Off the Road - 2:50
A5. Possessive Emotions - 5:20

B1. Where Did My Legs Go? - 3:45
B2. Took the Car - 4:05
B3. Crying - 6:25
B4. My Pretty Girl - 4:20
B5. Deep Blue Sea - 5:10

Comentários