Começando a coleção: Ozzy Osbourne


Por Alessandro Cubas
Colecionador

Nascido no dia 03 de dezembro de 1948, John Michael Osbourne, mais conhecido como Ozzy Osbourne, teve uma vida, assim como sua carreira, cheia de altos e baixos. Ficou mundialmente conhecido pelo seu trabalho ao lado do grande Black Sabbath, de onde foi demitido no ano de 1978, após ter gravado o injustiçado Never Say Die!.

Apesar de seus vícios e sua vida sempre conturbada, Ozzy iniciou uma carreira solo onde alcançou grandes vôos, e hoje é uma das figuras mais populares, e também mais importantes, não apenas do heavy metal, mas do rock em geral.

Sua banda solo sempre contou com ótimos músicos, mas é claro que devemos destacar os excelentes guitarristas que por ela passaram. Ozzy se mostrou um revelador de verdadeiros gênios das seis cordas. Inclusive podemos dividir a carreira solo do Madman em três fases; uma acompanhada pelo gênio e infelizmente já falecido Randy Rhoads; outra pelo menos conhecido mas não menos brilhante Jack E. Lee; e a última com o mal encarado monstro da guitarra, Zakk Wylde. 

Tendo como base essas três fases distintas, escolhi três álbuns para essa edição do Começando a Coleção.

Blizzard of Ozz (1980) ****1/2

Blizzard of Ozz foi o primeiro registro da discografia solo do vocalista, e que registro!  Nele se encontram clássicos como "I Don’t Know", que abre o álbum de maneira espetacular; a mais do que conhecida "Crazy Train"; a bela balada "Goodbye to Romance"; "Mr. Crowley", que talvez seja o maior hit da carreira solo de Ozzy e é uma homenagem ao mago Edward Alexander Crowley, ou Aleister Crowley; a polêmica "Suicidal Solution", que chegou a render processos para o cantor devido a fãs se suicidarem e os pais quererem por a culpa na música, que na verdade não fala sobre suicídio mas sim sobre seu amigo Bon Scott, que morreu de coma alcoólico em fevereiro de 1980. Além dessas ainda temos "Dee", "No Bones Movies", "Revelation (Mother Earth)" e "Steal Away (The Night)".

Além do próprio Ozzy Osbourne, o destaque do álbum com certeza foi o guitarrista Randy Rhoads, vindo do Quiet Riot e que se mostrou a parceria ideal para Ozzy conseguir dar a volta por cima. Infelizmente, após o lançamento do disco seguinte, o também maravilhoso Diary of a Madman (1981), Randy morreu em um trágico acidente de avião em março de 1982, deixando uma enorme lacuna no mundo da música.

O restande da formação contava com Bob Daisley no baixo, Lee Kerslake na bateria e o hoje integrante do Deep Purple, Don Airey, nos teclados.

Este certamente foi o melhor registro solo da carreira de Ozzy, e podemos citá-lo como um dos principais lançamentos daquele ano, que também teve o incrível
Heaven and Hell, cortesia de sua ex-banda, o Black Sabbath.

Bark at the Moon (1983) ***1/2

O que seria de Ozzy Osbourne após o falecimento de seu parceiro Randy Rhoads?  Mesmo abalado, Ozzy decide seguir em frente com sua turnê, tendo como guitarrista Bernie Torme e, posteriormente, Brad Gillis, mas foi para seu próximo registro de estúdio que Ozzy recrutou Jakey Lou Williams, ou simplismente Jake E. Lee. 

O nome de Jake é meio ofuscado pelos de Randy Rhoads e de seu sucessor, Zakk Wylde, porém Jake E. Lee trouxe um novo gás para a banda de Ozzy, e foi em sua estreia em Bark at the Moon que ele mostrou a todos o motivo de sua escolha.

O álbum abre com a faixa-título, que traz um riff animalesco de Jake e foi a primeira composição dele em parceria com o
Madman. Outros destaques deste play são "Rock N’ Roll Rebel", "Centre of Eternity" e "Waiting for Darkness". Mais um excelente trabalho solo do vocalista.

A formação era completada por Bob Daisley (B) e Don Airey (K), além do baterista Tommy Aldridge.

O talentoso Jake E. Lee participou da primeira vinda de Ozzy ao Brasil, no
Rock in Rio I em 1985, e também gravou o excelente The Ultimate Sin (1986), quando saiu da banda para logo depois formar o Badlands.

No More Tears (1991) ****

O novo pupilo de Ozzy desta vez era um tal de Zakk Wylde, um jovem de 20 anos de idade que ingressou na banda em 1987. Um ano depois é lançado
No Rest for the Wicked, um grande álbum que apesar de tender um pouco para o hard rock nos traz alguns riffs bem pesados de Zakk e suas inseparáveis Les Pauls.

No More Tears só veio firmar a parceria entre Ozzy e o guitarrista, parceira esta que dura até os dias de hoje. Este álbum, lançado originalmente em 1991, nos apresenta ainda mais clássicos do comedor de morcegos. Desta vez os destaques são "Mr Tinkertrain", "I Don’t Want to Change the World", "No More Tears", "Hellraiser" (composta em parceria com Lemmy Kilmister do Motörhead, e que também saiu no álbum March or Die, dos ingleses), e as belas baladas "Mama I’m Comming Home" e "Road to Nowhere", que fecha o álbum.

A formação agora ainda contava com Bob Daisley (B) - sendo substituído posteriormente por Mike Inez (Alice In Chains) -, John Sinclair (K) e Randy Castillo (D).

Após
No More Tears Ozzy ainda gravou os discos de estúdio Ozzmosis (1995), que apesar de trazer composições um pouco diferentes dos padrões do vocalista é muito bom; e os meia-boca Down to Earth (2001) e Black Rain (2007), sendo que este último foi responsável pela mais recente vinda do vocalista ao Brasil.

Acredito que estes dois últimos álbuns tenham sido apenas razoáveis, pois Zakk Wylde talvez esteve mais preocupado com sua banda, o Black Label Society, e em tomar cerveja, e Ozzy esteve também bem ocupado com seu ridículo reality show e, mais recentemente, em processar seus antigos companheiros do Black Sabbath, que diga-se de passagem estão mais preocupados com música e detonando com o Heaven and Hell.

Comentários

  1. otima resenha dos cds..

    tb gosto muito dos tres, mas meu preferido dele é o ozmozys, já q foi o primeiro cd q eu comprei..

    agora qdo vc diz q ele compos em parceria com tal, vc não quer dizer q ele escreveu mesmo a letra ne??

    o cara é um cantor incrivel, mas mal sabe escrever o nome..

    a maioria das musicas dele eram escritas pelas baixistas: bob daisley, geezer butler (qdo fez parte da banda solo do ozzy), até o lemmy q é do motorhead..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.