Dezperadoz - The Legend and the Truth (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****

Calças de couro, botas e um nível de testosterona além do aceitável. Estes três pontos estão presentes tanto no heavy metal quanto no faroeste norte-americano. Tony Iommi é John Wayne. Steve Harris não fica devendo nada a Clint Eastwood. Pois bem, finalmente alguém resolveu unir duas das mais fortes manifestações da cultura pop, e o resultado atende pelo nome de Dezperadoz.

Chegando ao seu segundo disco, o projeto levado a cabo pelo vocalista alemão Alex Kraft é uma das gratas surpresas dos últimos anos. Confesso que não ouvi o primeiro álbum do grupo,
The Dawn of Dying, lançado em 2000 e que contava com a partipação do lendário Tom Angelripper, do Sodom, então a minha opinião é toda baseada nas quinze faixas de The Legend and the Truth.

Com uma banda de respeito, que conta com o onipresente Dennis Ward (Pink Cream 69) nas guitarras, Alex Weingand no baixo e Sascha Tilger na bateria, o segundo trabalho do Dezperadoz conta a história de Wyatt Earp, uma das maiores lendas do velho oeste e que serviu de inspiração para o filme
Maverick, com Mel Gibson.

Em termos sonoros, encontramos em
The Legend and the Truth uma união eficiente entre melodia e peso, o que torna a audição do álbum muito agradável e recompensadora. Em diversos momentos temos a sensação de estarmos ouvindo um álbum de southern rock setentista, e em outras, quando o peso ganha mais força, o resultado é próximo ao ótimo Rebel Meets Rebel, só que com um acento mais hard rock.

Os grandes destaques do disco para mim são “Dust of History”, a country “Deadman Walkin´”, a ótima “March to Destiny”, “Earp´s Vendetta” e “OK Corral”, além da versão para a tradicional “Rawhide” e a instrumental “Tombstone”.

Depois de ouvir o disco, duas coisas vêm automaticamente à mente. A primeira é a vontade irresistível de apertar o play e ouvir o disco novamente. Já a segunda é uma pergunta: porque diabos ninguém teve esta idéia antes?


Faixas:
1. The Legend and the Truth - 2:29
2. Dust of History - 4:47
3. First Blood - 5:10
4. Dead Man Walkin' - 4:51
5. Rawhide - 2:23
6. Tombstone - 1:49
7. Hellbilly Square - 3:42
8. March to Destiny - 4:30
9. OK Corral - 4:45
10. Shootout - 0:49
11. Look Into the Barrel of my Gun - 2:30
12. Earp's Vendetta - 4:04
13. Friends 'Till the End - 4:21
14. Echoes - 4:10
15. Alex - 0:23

Comentários

  1. Recomendo fortemente a audição do primeiro album com o Tom Angelriper nos vocais. Ele abrange o bluegrass, tornando o som muito mais rico!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.