Discografia Comentada: Michael Jackson


(publicado originalmente na Folha Online)

O cantor americano Michael Jackson é o artista solo que mais vendeu discos no mundo. Foram mais de 200 milhões de cópias. Do mais importante de seus álbuns, Thriller (1982), foram prensadas mais de 100 milhões. Em sua fase menos popular, o cantor vendeu oito milhões de discos com Invincible (2001), seu último lançamento de inéditas.

A carreira solo do cantor foi iniciada em 1970, quando ele deixou o grupo Jackson 5. Michael arrebatou milhões de fãs ao criar um novo estilo, que unia canções de refrão fácil, musicalidade e muita dança. Em 1972 foi eleito o melhor vocalista masculino do ano por seu primeiro disco solo, Got to Be There.

Veja, abaixo, a discografia do cantor, sem incluir as coletâneas:

Got to Be There (1972) ***1/2

O disco, com dez músicas, marcou o primeiro registro da carreira solo do músico, então conhecido por liderar os irmãos no grupo Jackson 5.

Ben (1972) ***

Trata-se do segundo álbum solo de Jackson. O disco, com onze músicas, foi lançado em 04 de agosto de 1972, sete meses depois de sua estreia solo, com Got to Be There. O cantor deu preferência às baladas, gênero raro nas músicas dos Jackson 5.

Music & Me (1973) ***

Music & Me, lançado em 13 de abril de 1973, tem dez músicas e foi o terceiro álbum solo de Michael Jackson, lançado oito meses depois de Ben.

Forever, Michael (1975) ***1/2

Apesar de se tratar do melhor álbum da primeira fase de sua carreira solo, esse quarto disco ainda estava longe da inovação provocada pelo quinto e próximo disco, Off the Wall.

Off the Wall (1979) ****1/2

Dessa vez, Jackson deu uma pausa de quatro anos para só então lançar o primeiro fenômeno de vendas de sua carreira. Off the Wall é o primeiro álbum gravado pelo cantor em idade adulta. Ele misturou disco music e rhythm and blues para surpreender público e crítica. O resultado foi o topo das paradas e 11 milhões de cópias vendidas.

Thriller (1982) *****

Thriller é um verdadeiro marco na história da indústria fonográfica. Lançado pela Epic em 30 de novembro de 1982, vendeu mais de 100 milhões de cópias pelo mundo até hoje. Das nove faixas, três alcançaram o topo das paradas: "The Girl is Mine", "Billie Jean" e "Beat It". Jackson também investiu nos videoclipes, realizando verdadeiras superproduções, como o da faixa-título, em que ele contracena com atores fantasiados de zumbis.

Bad (1987) ***1/2

A crítica torceu o nariz ao considerar o disco pouco ousado na comparação com os dois trabalhos anteriores. Apesar disso, ele foi muito bem recebido pelo público, que comprou 26 milhões de cópias. O álbum ficou no topo das paradas em 25 países.

Dangerous (1991) ***1/2

Dangerous foi o primeiro álbum lançado por Michael Jackson na década de noventa. O cantor surpreendeu novamente ao vender mais de 30 milhões cópias até hoje.

HIStory: Past, Present and Future Book I (1995) ****

Trata-se de um álbum duplo lançado por Jackson que reúne trinta canções. No primeiro disco (
HIStory Begins), há uma seleção de sucessos remasterizados. Já o segundo (HIStory Continues) tem a primeira leva de músicas inéditas desde Dangerous.

Invincible (2001) ***

Invincible reúne dezesseis canções inéditas. O racha do cantor com a Sony resultou em uma fraca divulgação e oito milhões de discos vendidos, seu pior desempenho comercial desde
Off the Wall.


Comentários

  1. eu sou fã do michael jackson, aprecio toda sua obra mas tenho uma predileção maior pelos tempos do jacksons five e pelo inicio da carreira solo, gostei muito dessa analise da discografia, palavras não descrevem o quanto o seu site é legal, desculpe estar comentando em um post que não é recente mas conheci o site hoje

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.