Discos Fundamentais: Al Di Meola, John McLaughlin & Paco De Lucia - Friday Night in San Francisco (1981)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Muito antes de Joe Satriani ter a idéia que culminaria com o surgimento do projeto G3, três dos maiores guitarristas do mundo já dividiam o mesmo palco. O norte-americano Al Di Meola, o inglês John McLaughlin e o espanhol Paco De Lucia reuniram-se em 1981 para uma série de shows, e um deles foi guardado para o posteridade com esse
Friday Night in San Francisco.

O disco é impressionante. O trio, armado apenas com seus violões, põe a platéia abaixo com uma demonstração inebriante de técnica e musicalidade. Só o que os três fazem nos mais de onze minutos da faixa de abertura, "Mediterranean Sundance / Rio Ancho", gera assunto para anos e anos de estudo. Meola e Lucia solam seus violões à uma velocidade assustadora, deixando de queixo caído o ouvinte. A composição, lindíssima, vale sozinha o disco, mas ele reserva outras surpresas pelo caminho.

"Short Tales of the Black Forest" brinca com trechos do tema da Pantera Cor de Rosa, de Henry Mancini; "Frevo Rasgado" desconstrói a composição de Egberto Gismonti, fazendo-a soar como se tivesse sido composta originalmente para o violão e não para o piano; "Fantasia Suite" é outra que emociona com sua beleza, com melodias que nos transportam para outros planos; e "Guardian Angel" fecha o disco da mesma maneira que ele começou, com mais uma estupenda peça para as seis cordas.

Se você toca violão ou guitarra, esse disco é obrigatório. Se você gosta de boa música, mais ainda. 

Então, vá atrás que não tem como se arrepender, meu amigo!


Faixas:
A1. Mediterranean Sundance / Rio Ancho - 11:18
A2. Short Tales of the Black Forest - 8:23

B1. Frevo Rasgado - 7:39
B2. Fantasia Suite - 8:20
B3. Guardian Angel - 3:59

Comentários

  1. Discaço, eu tive o prazer de ver o Al di Meola detonando Mediterranean Sundance ao lado do Ponty e do Stanley Clarke, foi de chorar. Uns 18 minutos de mito improviso em um dos melhores shows que já vi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.