Discos Fundamentais: Buddy Miles - Them Changes (1970)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

A lembrança de Buddy Miles está mais ligada a sua participação na Band of Gypsys, de Jimi Hendrix, e na sua parceria com outro ícone da guitarra, Carlos Santana, do que em sua carreira solo, o que é uma injustiça.

Esse músico norte-americano nascido em Omaha em 1947 e falecido recentemente (em 26 de fevereiro de 2008), além de exímio baterista era um vocalista de mão cheia, dono de um feeling e de um groove únicos.

Them Changes, sua estreia como artista solo, está recheado destas características. Miles arrebenta já de saída, na suingada faixa-título, uma jóia funk dona de um ritmo contagiante. O álbum passeia também por momentos mais calmos, como "I Still Love You Anyway", onde o timbre da bela voz de Buddy emociona.

"Down by the River", de Neil Young, e "Dreams", da Allman Brothers Band, ganharam releituras a princípio arriscadas, mas o fato é que o tempero funk que Buddy Miles imprimiu a essas duas composições caiu muito bem.

Them Changes é um dos grandes álbuns da música negra dos anos setenta, e deveria figurar lado a lado a clássicos consagrados como Maggot Brain do Funkadelic, por exemplo.

Um disco que, com o passar dos anos, fica cada vez melhor e mais forte não pode ser considerado menos do que um verdadeiro e indiscutível clássico da música. Esse é o caso de Them Changes.


Faixas:
A1. Them Changes - 3:20
A2. I Still Love You Anyway - 4:13
A3. Heart's Delight - 4:06
A4. Dreams - 4:52

B1. Down by the River - 6:20
B2. Memphis Train - 2:55
B3. Paul B. Allen, Omaha, Nebraska - 5:31
B4. Your Feeling is Mine - 2:11

Comentários

  1. Bah, realmente esse disco é excelente! Um dos raros casos em que as versões não ficam devendo nada às originais (Dreams e Down by the River - que aliás, ficou uma coisa de outro mundo de tão boa, pau a pau com a original - e Them Changes, que eu só conhecia com a Band Of Gypsys, e aqui está um pouco diferente, mas no mesmo nível...) e as músicas que não são versões mostram uma qualidade raríssimas vezes encontrada...

    Parabéns pla lembrança, e Miles no podcast, certo?

    "All my life is going through them changes..." (sei lá se a letra é assim, mas a intenção é que vale...)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.