Girlschool - Legacy (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Cotação: ****

Com mais de trinta anos de carreira, as meninas do Girlschool transbordam energia em Legacy, primeiro disco de inéditas do grupo desde Believe, de 2004. Afiadíssimo, o quarteto formado por Kim McAuliffe (vocal e guitarra), Jackie Chambers (guitarra), Enid Williams (baixo) e Denise Dufort (bateria) gravou um álbum que inscreve-se, sem maiores esforços, entre os melhores de sua longa carreira.

Formada em Londres em 1975 por McAuliffe e Williams, a banda inicialmente chamava-se Painted Lady, adotando a alcunha Girlschool apenas em 1978. Associadas erroneamente a New Wave of British Heavy Metal, as garotas sempre primaram por executar um hard rock simples e repleto de energia, que, nos momentos mais pesados, aproxima-se do heavy metal.

Legacy traz doze faixas e, na edição brasileira lançada pela Hellion Records, mais três bonus tracks. Como tempero adicional, o play conta com diversas participações especiais, e elas não são para qualquer um: marcam presença no álbum Tony Iommi e Ronnie James Dio do Heaven and Hell, e os brothers do Motorhead Lemmy Kilmister e Phil Campbell, além de "Fast" Eddie Clarke, guitarrista original do Motorhead e líder do Fastway. Completando o time de convidados estão a dupla das seis cordas do Twisted Sister, Eddie Ojeda e J.J. French, e o baixista Neil Murray, que tocou com gigantes como Black Sabbath, Whitesnake e um sem número de grupos.

Mas, ainda que, evidentemente, essas participações chamem atenção para o álbum e acrescentem personalidades distintas e variadas às faixas onde estão presentes, o principal atrativo de
Legacy está em Kim, Jackie, Enid e Denise. Inspiradas, as garotas compuseram uma coleção de canções que vai do hard alto astral de "Spend Spend Spend" e "Legend" às maciças doses de peso de "Zeitgeist", passando pelo rock simples, quase punk, de faixas como "Everything´s the Same" e "Other Side".

É claro que as participações de Lemmy e da dupla Dio e Iommi fazem com que as faixas onde marcam presença - "Don´t Talk to Me" e "I Spy" - sejam destaque, ao lado da versão para "Metropolis", do próprio Motorhead - com solo de "Fast" Eddie -, e as já citadas "Other Side", "Spend Spend Spend", "Legend" e "Zeitgeist".

A soma de todos esses fatores faz de
Legacy um disco pra lá de convincente, agradável de se ouvir e, como já falei anteriormente, um dos melhores registros de toda a discografia do Girlschool.

Fechando, vale dizer que
Legacy é dedicado a Kelly Johnson, ex-guitarrista da banda que faleceu em 2007 devido a um câncer na espinha - Kelly inclusive participa do álbum, tocando percussão na faixa de abertura, "Everything´s the Same".

Hard rock sem enrolação, direto ao ponto e repleto de inspiração: essa frase define esse ótimo disco do Girlschool.


Faixas:
1. Everything's the Same
2. Other Side
3. I Spy (Girlschool Mix)
4. Spend Spend Spend
5. Whole New World
6. Just Another Day
7. Legend
8. Still Waters
9. Metropolis
10. Don't Mess Around
11. Zeitgeist
12. Don't Talk to Me (ft. Lemmy)
13. I Spy (Dio-Iommi Mix) (ft. Dio)
14. Emergency
15. London

Comentários