Judas Priest - Nostradamus (2008)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Cotação: **

Às vezes eu me pergunto o que passa na cabeça de certas bandas. Com a volta de Rob Halford em 2003, o Judas Priest estava com tudo na mão para fazer os fãs esquecerem a passagem de Tim Owens pelo grupo. Mas, ao invés de fazer o que sempre fizeram e, até prova em contrário, sempre souberam, Tipton, Downing e companhia resolveram inovar.

O mediano
Angel of Retribution já dava a pista, mas o novo álbum, Nostradamus, escancara de vez. Porque não entregar aquilo que os fãs estavam esperando? Seria fácil, o disco venderia horrores e a banda lotaria shows em todo o mundo. Mas não, o Judas Priest quis experimentar algo novo a essa altura de sua carreira, e o resultado foi desastroso, pra dizer o mínimo.

Pra começo de conversa,
Nostradamus é pretencioso, chato de ouvir (com um número interminável de vinhetas entre as faixas) e pouco inspirado. As composições se arrastam por longos e dolorosos minutos, explorando um conceito pra lá de batido. Tentando soar épico, grandioso e sinfônico, o Judas Priest encheu o disco de teclados que, ao invés de somar ao arranjo das canções, puxam o material para baixo, dando ao álbum um ar ultrapassado, como se fosse um refugo mal feito de Turbo, de 1986 .

No meio disso tudo, algumas músicas, não satisfeitas em serem apenas chatas, soam totalmente sem pé nem cabeça, como é o caso de “War”, que tenta unir o característico metal do Judas Priest a um arranjo sinfônico que emula trilha de filmes como
Senhor dos Anéis e derivados. O resultado? Medonho.

Outro momento constrangedor é “Death”, onde a banda tenta soar climática e soturna, mas só consegue ser derivativa e decadente. É de se perguntar como nenhum dos integrantes do Judas teve senso crítico para perceber o nível risível dessa faixa.

E o trabalho segue essa linha apoteótica de churrascaria por quase toda a sua duração, em composições repletas de pretensão, supostamente grandiosas e épicas, mas totalmente sem inspiração e tesão. Enfim, um monstro sem sentido que desafia o ouvinte a chegar ao seu final.

Mas aquele que conseguir isso vai ter ao menos duas faixas que merecem uma atenção especial. “Nostradamus”, a que dá nome ao trabalho, é um heavy metal vigoroso na linha do que a banda fez na época de
Painkiller, e que coloca um gostinho do que o disco poderia ter sido. Já “Future of Making” tem um andamento cadenciado e passagens repletas de melodia, mostrando o quanto uma dose de inspiração é fundamental para uma canção, já que seus mais de oito minutos descem redondinho.

Concluindo,
Nostradamus é um álbum muito, mas muito mesmo, decepcionante, um tropeço enorme na discografia do Judas Priest, um dos maiores nomes da história do heavy metal. Se a banda voltou com a sua formação clássica para gravar discos do nível desse último trabalho e do anterior, era melhor ter encerrado as suas atividades.


Faixas:
1. Dawn of Creation - 2:33
2. Prophecy - 5:26
3. Awakening - 0:53
4. Revelations - 7:05
5. The Four Horsemen - 1:35
6. War - 5:04
7. Sands of Time - 2:36
8. Pestilence and Plague - 5:08
9. Death - 7:33
10. Peace - 2:21
11. Conquest - 4:42
12. Lost Love - 4:28
13. Persecution - 6:34
14. Solitude - 1:25
15. Exiled - 6:32
16. Alone - 7:50
17. Shadows in the Flame - 1:10
18. Visions - 5:24
19. Hope - 2:09
20. New Beginnings - 4:56
21. Calm Before the Storm - 2:05
22. Nostradamus - 6:43
23. Future of Mankind - 8:29

Comentários

  1. Bah Cadão, me perdoa discordar de ti. Eu fui no show do Judas ano passado e eles tocaram Death e Nostradamus. Baixei o cd (anda não consegui achar ele pra comprar em um bom preço) e curti pacas o som. Ta certo que eles inventaram tentando montar um disco totalmente conceitual, mas é nesse ponto que eu acho que o Judas fez um bom trabalho, até por que eu achei esse disco bem pesado e diferente do que o Judas já fez. deus me livre compará-lo a um Sad Wings Of Desitny ou Sin After Sin, mas que é bem melhor que o Turbo e o DefendersOf Faith, ah, isso é; Gostos são gostos, mas não creio que Nostradamus seja um álbum tão ruim assim.

    ResponderExcluir
  2. Mairon, eu acho que o "Nostradamus" é, na verdade, um álbum que divide opiniões. Eu ouvi várias vezes antes de escrever, até porque fui apedrejado até não poder mais pelos leitores do Whiplash - aliás, como sempre acontece quando falo mal de algum disco -, mas realmente acho ele pretencioso demais, arrastado e chato, além de pouco inspirado. Mas respeito a sua opinião, é claro, meu velho.

    Abração, e vamos ouvir nós dois um "British Steel" que daí a gente não fica falado basteira ... hehehe ...

    Té mais.

    ResponderExcluir
  3. Bah, tomando uns conhaque ainda por cima!! Eu topo, hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.