Nektar - Pure: Live In Germany 2005 (2005)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ****

Um dos grandes nomes da história do rock progressivo, o Nektar é uma banda essencial para quem busca entender o estilo. Em sua fase áurea lançaram ao menos três clássicos, os obrigatórios
Journey to the Centre of the Eye (1972), A Tab in the Ocean (1972) e Remember the Future (1973). No Brasil, tirando os aficcionados em progressivo, o Nektar infelizmente é mais lembrado como a banda que compôs “King of Twilight”, faixa que o Iron Maiden coverizou e lançou como b-side do single “Aces High”.

O DVD duplo
Pure – Live in Germany 2005 é um excelente lançamento da Hellion Records e que tem tudo para reparar isso. Registro de um show no Harmonie Club, em Bonn, traz os membros originais Roye Albrighton (vocais e guitarra) e Ron Howden (vocais e bateria) ao lado dos novos integrantes Randy Dembo (baixo) e Tom Hughes (teclados) em uma performance que beira a perfeição. Todos músicos acima de qualquer suspeita, mostram um prazer de tocar que contagia quem está aqui, do outro lado da TV, como nós. Os sorrisos constantes, principalmente de Albrighton e Howden, entregam a satisfação do grupo em estar em cima do palco.

Destaque para as clássicas “A Tab in the Ocean”, “Good Day”, “Recycled”, as duas partes de “Remember the Future” e para os medleys matadores “Dream Nebula / Desolation Valley / Waves”, “Cryin´ in the Dark / King of Twilight” e “A Day in the Life of a Preacher / Squeeze / Mr. H”.

Além do show normal, o segundo disco traz um set acústico feito pelo grupo no mesmo local e um dia depois da apresentação principal presente no DVD 1, com as faixas “Do You Believe in Magic”, “Telephone”, “Always” e “Good Day”. Essas versões acústicas são absolutamente brilhantes, e realçam ainda mais a beleza das composições do Nektar. Completam o pacote extras com entrevistas, slideshow, biografia e discografia da banda.

Pure – Live in Germany 2005 é um lançamento absolutamente essencial de uma das maiores bandas da história do progressivo. Se você se interessa por música, se quer entender os caminhos que o rock trilhou nestes mais de cinquenta anos, esse DVD é mais que obrigatório.

Comentários