Discos Esquecidos: Target - Target (1976)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ***

Discos Esquecidos é a nova coluna da Collector´s Room, e nela falaremos de álbuns perdidos no tempo, conhecidos apenas por poucas pessoas e, muitas vezes, renegados até pelos seus próprios autores.

Então, tire a poeira da vitrola e venha nessa viagem pelo tempo com a gente!

O Target foi a primeira banda de Jimi Jamison, que ficou conhecido em todo o mundo quando esteve à frente do Survivor entre 1984 e 1989, um dos períodos de maior popularidade do grupo de Chicago, onde, embalados pela projeção da trilha do filme
Rocky IV, a banda conseguiu colocar o single "Burning Heart" no segundo posto da Billboard ("Eye of the Tiger" fez parte da trilha de Rocky III e foi incluída no disco com a trilha sonora da quarta aventura do personagem de Sylvester Stallone devido ao enorme sucesso que alcançou na terra do Tio Sam, chegando ao primeiro posto da Billboard. Aqui vale um lembrete: os vocais de "Eye of the Tiger", a canção mais famosa do Survivor, não são de Jimi Jamison, mas sim do vocalista original do grupo, David Bickler).

O som do Target é bastante diferente do hard rock de arena que o Survivor explorou quando Jamison esteve no grupo. Natural da região de Memphis, a banda fazia um hard bem direto e influenciado pelo southern rock, que naquela época vivia um período de grande exposição na mídia norte-americana, com o Lynyrd Skynyrd original à frente - só lembrando: o acidente que marcou a carreira dos pais do southern rock e tirou a vida do vocalista Ronnie Van Zandt e do guitarrista Steve Gaines aconteceria mais tarde, em 17 de outubro de 1977.

Nessa estreia do Target já se percebe o talento de Jimi Jamison, que canta com uma paixão arrebatadora, mostrando a técnica que desenvolveria mais tarde, até atingir o topo com o Survivor. Fica evidente também a atenção especial dada às guitarras de Paul Cannon e Buddy Davis, que duelam e arriscam até mesmo algumas harmonias com guitarras gêmeas na linha do Thin Lizzy e Wishbone Ash, mas, é claro, bem menos complexas.

Você vai ouvir no disco desde hardões como "Bad Boy" até momentos mais calmos, como a bela "Let Me Live", que foi lançada como single em 1976 e chegou até a dar certa projeção ao grupo. Outros boas faixas são "Just a Little to Much", "Can´t Fake It" (com um riff bem legal) e "Are You Ready" (outra que ganhou single).

O Target lançou mais um disco,
Captured, em 1977 (de onde saiu o single "It´s Only Love", daquele mesmo ano), e encerrou suas atividades em 1979. Até onde eu sei, os discos do grupo não ganharam versões em CD, mas eu posso estar enganado.

Jimi Jamison partiu para uma nova aventura, formando o Cobra, grupo que lançou apenas um LP, First Strike, em 1983, e logo depois foi para o Survivor fazer história.


Faixas:
A1. Love Just Won't Quit
A2. Bad Boy
A3. Let Me Live
A4. Just a Little Too Much
A5. Can't Fake It

B1. 99 ½
B2. You Need a Woman
B3. Let Me Down Easy
B4. Workin' Song
B5. Are You Ready

Line-up:
Jimi Jamison - Vocais
Paul Cannon - Guitarra
Buddy Davis - Guitarra
Tommy Cathey - Baixo
David Spain - Bateria

Álbuns:
Target (LP, A&M, SP 4607, 1976)
Captured (LP, A&M, SP 4652, 1977)

Singles:
Let Me Live (7" Vinyl, A&M, 1905, 1976)
Are You Ready (7" Vinyl, A&M, 1929, 1976)
It´s Only Love (7" Vinyl, A&M, 1995, 1977)

Comentários

  1. Legal o trabalho de vocês de garimpar discos e postar para que possamos conhecer cada banda acima citada, uma pena terem parado com esse trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.