Discos Fundamentais: Free - Fire and Water (1970)


Por Márcio Okayama
Jornalista
Guitar Player

Paul Kossoff, do Free, foi um dos ícones da guitarra inglesa do início da década de setenta. Como alguns de seus contemporâneos, ele fez uma ponte entre a tradição blueseira e elementos pesados, sendo um dos pais da linguagem hard blues. Kossoff faleceu prematuramente aos 25 anos de idade, durante um voo nos Estados Unidos, devido a um enfarte causado por abuso de drogas. Todavia, em sua breve carreira tornou-se um ídolo que influenciou muitos músicos relevantes.

Como curiosidade, vale a pena citar que a famosa Fender Stratocaster preta de Dave Murray, guitarrista do Iron Maiden, pertenceu a Paul Kossoff. O então adolescente Murray vendeu tudo o que tinha quando viu anunciado o instrumento em uma revista inglesa. Esta guitarra foi usada extensivamente nas gravações e turnês do Maiden, tornando-se depois referência para o modelo signature de Dave Murray, lançado no ano passado pela Fender.

Fire and Water foi considerado o disco de maior impacto comercial do Free. A intenção da gravadora e da banda era criar um álbum mais acessível, tirando o Free do nicho em que se encontrava - apesar de ter conquistado o status de artista cult entre os fanáticos do blues, era considerado uma banda de alcance restrito, mesmo tendo a bênção de ícones do blues britânico, como Alexis Korner. É desse disco o hino "All Right Now", considerada a canção mais emblemática da banda. Seu riff de abertura tornou-se um dos mais célebres da história da guitarra, possuindo pegada, força e aquela qualidade essencial que prende o ouvinte, chamado por críticos e produtores como "gancho musical".

Contando com a formação clássica do Free - Kossoff nas guitarras, o baterista Simon Kirke, o baixista Andy Fraser e o cantor Paul Rodgers -, Fire and Water foi produzido pela própria banda, apresentando assim uma certa crueza que, por incrível que pareça, proporcionou ao grupo seus melhores resultados comerciais, inclusive levando-o a tocar na lendária edição de 1970 da Ilha de Wight, do qual participaram Miles Davis, Jimi Hendrix (em sua última apresentação), The Who, Emerson Lake & Palmer, entre outros gigantes da música.

Kossoff tinha um dos vibratos mais expressivos da guitarra, com controle e entonação perfeitos. Esta pegada vinha de sua formação blueseira. Ele devorou discos de blues tradicional e também era fã incondicional de músicos que levaram o gênero a outro patamar, como Eric Clapton e Jimi Hendrix.

Kossoff chegou a ter aulas de violão clássico na infância, mas, já no início da adolescência, impressionava espectadores em bares londrinos, inspirado por nomes como John Mayall (cuja banda contou com Clapton e Mick Taylor em suas diferentes formações).

O approach do músico em relação a equipamento era o mais simples e prático possível: Gibson Les Paul Standard plugada diretamente em um cabeçote Marshall de 50 watts, com gabinetes da mesma marca. O lirismo de sua guitarra pode ser ouvido em músicas como "Oh I Wept" (uma aula de como exercer sutilezas em bends). Os riffs venenosos de "Mr Big" e o solo de "All Right Now", com os vibratos característicos de Kossoff, também são inesquecíveis. Ouvir e tirar solos do guitarrista são verdadeiras aulas de entonação e controle de bends e utilização do vibrato como ferramenta de expressão.

Paul costumava afirmar que detestava tocar solos pela simples questão de tocá-los. Achava que eles deveriam existir dentro do contexto da canção. Dizia que seu som e estilo se formavam a partir de ideia de fazer uma contravoz às linhas melódicas do cantor Paul Rodgers, resultando assim na identidade única do Free - uma sonoridade que tornou-se referência a outras bandas do gênero. Expressão, finesse, sensibilidade e contraste entre agressividade e sutileza (como fogo e água!) são os maiores legados que Paul Kossoff deixou para nós, guitarristas.

Faixas:
A1 Fire and Water 4:03
A2 Oh I Wept 4:29
A3 Remember 4:29
A4 Heavy Load 5:22

B1 Mr. Big 5:58
B2 Don't Say You Love Me 6:07
B3 All Right Now 5:42

Comentários

  1. Este es un discazo..eu gosto muito dele...!! Senti me feliz de vê-lo por aqui!!
    crim
    odaracba

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.