Nei Lisboa - Translucidação (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador

Cotação: ***1/2

A cena musical gaúcha possui uma identidade única, muito diferente do resto do Brasil. O som dos grupos vindos do Rio Grande do Sul, pra começo de conversa, está muito mais ligado à influências do rock inglês do que a música que bandas de outros estados fazem.

O mercado local, marcado pela presença de duas grandes redes de rádio presentes em todo o estado (e também em Santa Catarina), mantém-se ativo e vivo com uma enorme quantidade de fãs e um circuito de shows intenso.

Nessa realidade, o nome de Nei Lisboa vem carregado de lendas, de histórias e de uma força quase mítica. O veterano trovador, que faz de Porto Alegre a principal personagem de suas canções, pode ser classificado, sem medo de errar, como uma espécie de Bob Dylan do sul. A força de suas letras, de suas histórias, de suas canções, faz parte da vida de seus fãs (antigos e novos) há mais de vinte anos.

Translucidação, novo disco de Nei, apesar de não trazer nenhuma surpresa (o que em casos como o dele é quase uma benção), conta mais um capítulo de sua longa carreira. Contando com uma banda afiadíssima (Paulinho Superkovia na guitarra, Lucas Esvael no baixo, Luiz Mauro Filho no teclado e Mano Gomes na bateria), destila suas canções características em letras inspiradas, como podemos ouvir em “Tropeço” e “A Verdade Não Me Ilude”. Além disso, transita também pelo repertório de Caetano, regravando “Muito”, e Oasis, com uma bela versão de “The Importance of Being Idle”.

Nei Lisboa é um artista extremamente autoral, dono de uma personalidade gigantesca. Isso fica evidente, mais uma vez, em
Translucidação. Sua música, sua poesia, ao lado de nomes como Vitor Ramil, vem construindo ao longo das últimas décadas um estilo musical que poderia ser classificado como uma espécie de folk music gaúcha, do extremo do país, que une em um mesmo caldeirão influências vindas do velho mundo e de movimentos como a Tropicália e a Bossa Nova.

Enfim, só ouvindo para entender.


Faixas:
1 Translucidação 4:02
2 Côte d'azur 2:45
3 Bela 3:34
4 Confissão 4:04
5 Clichê 3:47
6 Em Pleno Carnaval 3:07
7 Dois Meses 3:38
8 Mundos Seus 2:57
9 Tropeço 3:07
10 A Verdade não Me Ilude 3:24
11 The Importance of Being Idle 2:33
12 Muito 2:00
13 Festa do Kafu S. 4:55

Comentários