Discos Fundamentais: Ben Harper - Both Sides of the Gun (2006)


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Diamonds on the Inside, lançado por Ben Harper em 2003, tornou o vocalista, guitarrista e compositor norte-americano conhecido pelo grande público brasileiro. O trabalho de qualidade que já era apreciado pelos fãs chegou aos ouvidos do ouvinte casual, através de hits como "She´s Only Happy in the Sun" e a faixa-título.

Pois então, no momento de maior exposição de sua carreira, Harper optou pelo caminho mais difícil, colocando o apelo pop de Diamonds on the Inside em segundo plano, embaixo do tapete. Both Sides of the Gun, lançado logo após o multi-platinado disco citado no parágrafo anterior, é um álbum duplo, dividido em dois CDs bastante distintos entre si.

No primeiro temos o lado acústico que sempre esteve presente nos trabalhos do cantor, e que no passado gerou clássicos arrepiantes e repletos de sentimento como "Another Lonely Day" e "Burn One Down". Os destaques deste CD vão para a bela "Morning Yearning" - dona de um belíssima arranjo -, "Never Leave Lonely Alone", "Picture in a Frame" e "Waiting For You".

Mas é no disco dois que estão os melhores momentos de Both Sides of the Gun. O lado elétrico do álbum mostra todo o talento de Ben Harper, que sabe unir como poucos influências de rock setentista, soul, reggae, blues e até jazz em seu caldeirão sonoro, resultando em uma sonoridade ímpar e pra lá de cativante. Aos menos avisados, fazendo uma comparação simplista para quem não conhece o trabalho de Harper, basta dizer que Lenny Kravitz soaria como ele se tivesse inspiração e muito mais, mas muito mesmo, talento.

O single "Better Way" abre esta segunda parte do trabalho, mas os destaques vão para a linda faixa-título, para o groove de "Gather´Round the Stone" - que remete aos cantos rurais dos escravos norte-americanos, que originaram o blues -, e para a sensacional "Black Rain", que canta em seus versos a tragédia causada durante a passagem do furacão Katrina por New Orleans, dizimando a cidade que é um dos berços da riquíssima música dos Estados Unidos.

Tradicionalmente, os álbuns de Ben Harper vêm se mantendo com um nível de qualidade alto.
Both Sides of the Gun mantém esta tradição, estando em pé de igualdade com outro disco sublime do cantor, Fight For Your Mind, de 1995. Para mim, o melhor registro desse genial artista, um dos poucos músicos que ainda colocam o coração na ponta dos dedos quando empunha o seu instrumento.

Fundamental é pouco!


Faixas:
CD 1
1 Morning Yearning 4:09
2 Waiting for You 3:33
3 Picture in a Frame 4:37
4 Never Leave Lonely Alone 2:52
5 Sweet Nothing Serenade 2:45
6 Reason to Mourn 4:26
7 More Than Sorry 3:23
8 Cryin' Won't Help You Now 2:35
9 Happy Everafter in Your Eyes 2:31

CD 2
1 Better Way 3:58
2 Both Sides of the Gun 2:44
3 Engraved Invitation 2:55
4 Black Rain 2:56
5 Gather 'Round the Stone 3:05
6 Please Don't Talk About Murder While I'm Eating 2:34
7 Get It Like You Like It 3:28
8 The Way You Found Me 2:53
9 Serve Your Soul 8:22

Comentários

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.