Discos Fundamentais: Jeff Buckley - Grace: 10th Anniversary Legacy Edition (2004)


Por Tiago Rolim
Colecionador
Collector´s Room

Agosto de 1994. Há quatro meses, o mundo perdia o último ídolo do rock. Concordem ou não, Kurt Cobain foi sim este herói, e desde sua morte que existem candidatos à vaga.

E essa busca começou logo após a sua morte, pois justamente em agosto de 1994 saía um disco de um artista novo, que nunca ninguém tinha ouvido falar, a não ser em pequenos circuitos sem repercussão. Seu nome era Jeff Buckley, e o álbum, Grace.

Claro que ele foi vendido como um novo Kurt, foi incensado pelos maiores nomes da música, entre eles Bono, Paul McCartney, Bob Dylan, entre outros. Mas isso não foi suficiente, e o disco não vendeu bem. Mas isso não quer dizer que ele não tinha qualidades, e elas estavam lá, para quem quisesse ouvir.

A principal diferença é que
Grace não era um disco fácil, não era um álbum grunge (lembrem-se que estávamos em 1994), portanto foi solenemente ignorado pelo público. Acontece que os ouvintes nem sempre sabem reconhecer uma obra-prima. Sim, por que músicas como "Grace", "Last Goodbye" e "Mojo Pin" são obras-primas, lindas em sua melancolia, delicadas e com uma tensão difícil de explicar, mas que está lá para quem quiser ouvir e se emocionar um pouco. Todas autorais e defendidas com um sentimento poucas vezes ouvido nos loucos anos 1990. E o que falar do cover de Leonard Cohen, "Hallelujah"? Uma das versões mais emocionantes que você vai ouvir na sua vida, pode ter certeza. Acontece que o tempo faz justiça, e ao longo dos anos Grace foi descoberto e redescoberto pelas gerações futuras, que o elevaram ao status de clássico.

E, claro, a indústria entendeu o recado e inundou o mercado com reedições e mais reedições do disco, e é aí que eu quero chegar, pois a reedição comemorativa aos dez anos de Grace é maravilhosa. Essa edição especial vem com um disco bônus com 12 faixas, sendo que sete nunca tinham sido lançadas antes (aliás, há de se observar a quantidade absurda de músicas inéditas que Jeff deixou; neste ponto ele lembra Kurt Cobain, que também deixou uma enorme quantidade de sobras, vide os lançamentos póstumos do Nirvana). Dentre os destaques deste disco bônus, que é composto basicamente de covers, temos uma catarse coletiva chamada "Kanga-Roo", que dura mais que 15 minutos; uma versão de "Kick Out the Jams" ao vivo, em que Jeff deixa transparecer seu lado mais agressivo; e "Alligator Wine", um blues arretado, como se diz no nordeste do Brasil. Tá achando pouco? Pois ainda tem um DVD com cinco clipes e um documentário, onde os músicos e o produtor relembram os tempos de Grace.

Enfim, é um caça-níqueis? Sim, mas um daqueles irresistíveis para quem é colecionador e apreciador da pequena, mas importante obra deste músico, que nos deixou em 1997 numa destas tragédias difíceis de entender: morreu nadando enquanto cantarolava "Whole Lotta Love", do Led Zeppelin.

(Nota do editor: ou seja, um cara com uma morte assim merece ser conhecido, vocês não concordam?)


Faixas:
CD 1
1. Mojo Pin
2. Grace
3. Last Goodbye
4. Lilac Wine
5. So Real
6. Hallelujah
7. Lover, You Should've Come Over
8. Corpus Christi Carol
9. Eternal Life
10. Dream Brother

CD 2
1. Forget Her
2. Lost Highway
3. Alligator Wine
4. Mama, You Been On My Mind
5. Parchman Farm Blues / Preachin' Blues
6. The Other Woman
7. Kanga-Roo
8. I Want Someone Badly
9. Eternal Life- Road Version
10. Kick Out The Jams- Live
11. Dream Brother- Nag Champa Mix

DVD
1. Grace (Live)
2. Last Goodbye (Live)
3. So Real (Live)
4. Eternal Life (Live)
5. Forget Her (Live)

Comentários