Rejects - Falar versus Ouvir (2009)


Por Ale Cubas
Colecionador
Amplificando

Cotação: ***1/2

Esta é a prova que o punk rock existe longe dos grandes centros urbanos de nosso país. Batalhando no underground catarinense desde 2004, a banda Rejects nos brinda com este irretocável álbum de estreia, trazendo seu punk/oi recheado de boas letras, riffs rápidos e bom humor, além de muita rebeldia e críticas sociais.

O play começa com uma das músicas destaques, que é “A Geral”, com ótimas passagens de ska e instrumentos de sopro, uma das melhores composições destes punks sãobentenses. Além desta ainda podemos destacar faixas como “Santa Ignorância”, com um refrão e guitarras bem sacadas; a divertida “A Ressaca”; a pessadíssima “Correria”; a crítica de “Ode à Liberdade”; e os ótimos refrões de “Em Quem Confiar” e “Canções de Batalha”. Temos também as regravações de “Não tem Neurose”, que é uma de minhas preferidas, e “Teoria da Banalização da Idolatria Brasileira §1”, que já haviam saído no CD demo de 2006. Só faltou mesmo uma regravação para a música - e porque não hino? - “Punkadão”.

A produção também é outro destaque de
Falar versus Ouvir. Produzido por J. Fröhner em conjunto com a própria banda, o álbum também teve masterização de Heros Trench (Korzus), fazendo com que o resultado final deste trabalho ficasse bem acima dos padrões nacionais.

A formação conta com o vocalista Clayton, os guitarristas Johnny e Rafa, o baixista Carlos e o baterista Ratinho. Eles ainda contaram com várias participações especiais de músicos de bandas como Porcos Cegos, Rudes e The Crusher.

Apesar de ainda serem notórias algumas influências de grupos como Rancid e Porcos Cegos e até alguma coisa de NOFX, Toy Dolls e Ação Direta, a banda já possui uma identidade própria e tem tudo para se tornar um nome de destaque nesta cena.

As músicas desde disco também funcionaram muito bem ao vivo, como confirmado no ótimo show do lançamento do CD.

Para quem curte o estilo não deixe de conferir, pois essa banda ainda vai dar muito o que falar!


Faixas:
1. A Geral – 2:46
2. Correria – 1:31
3. Santa Ignorância – 2:07
4. Rejeitados – 1:36
5. Ode à Liberdade – 2:31
6. Não tem Neurose – 1:53
7. Em Quem Confiar – 2:06
8. Canções de Batalha – 3:44
9. Cena Urbana – 2:06
10. Mestre dos Idiotas – 3:30
11. Sem Destino – 2:04
12. A Ressaca – 3:17
13. Humanos – 2:22
14. Falar X Ouvir – 2:09
15. Teoria da Banalização da Idolatria Brasileira §1 – 1:53

Comentários