Álbum raro de Lula Côrtes volta às lojas em tiragem limitadíssima


Por Ricardo Seelig
Colecionador
Collector´s Room

Um dos LPs mais cultuados da psicodelia brasileira volta às lojas em edição limitada. Rosa de Sangue, lançado em 1980 pelo pernambucano Lula Côrtes - o mesmo que gravou ao lado de Zé Ramalho outro disputadíssimo álbum, o mítico Paêbiru, de 1974 - ganhou uma reedição limitadíssima a 500 cópias e em vinil de 180 gramas. O preço, pela qualidade e raridade do material, não é exagerado: 120 reais na loja
Record Collector.

Para quem não conhece a história, Rosa de Sangue nunca chegou às lojas devido a uma disputa judicial entre Lula e a gravadora Rozemblit. Pra ficar mais claro: essa é, portanto, a primeira vez que o álbum é lançado oficialmente, quase 30 anos após a sua concepção!

Rosa de Sangue foi pioneiro em unir em um mesmo caldeirão o frevo e outros ritmos regionais pernambucanos ao rock. Ou seja, o álbum pode ser considerado uma espécie de Pedra de Roseta do mangue bit de Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.

Se você sempre quis o disco, aproveite, porque depois, acabou!

Comentários

  1. Acho que chegamos tarde demais, já esta esgotado ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Na verdade esse não é o primeiro lançamento até o ponto que sei. Existem outros, mas também em tiragem limitadíssima.

    ResponderExcluir
  3. Beleza Mairon, achei que era o primeiro. Obrigado pela correção.

    E ele está disponível ainda aqui, Jaisson:

    http://eshops.mercadolivre.com.br/rarerecordsmail/lista/rosa-de-sangue_Desde_1

    Alguém aqui na Collector´s tem esse disco?

    ResponderExcluir
  4. Flw cadão. Eu não tenh opq não curti o som, mas é uma jóia

    No ML ta a venda mais barato

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-114737713-lula-crtes-lp-rosa-de-sangue-novo-c-poster-e-encarte-_JM

    E eu sei quem quer vender por 100 mangos

    ResponderExcluir
  5. Fala pessoal!
    Existe uma ediçao em cd dessa belezinha. Saiu pelo selo americano Time-Lag, em papersleeve. Ja vi, mas ainda nao adquiri:)
    Cadao, no texto(excelente por sinal) voce diz que o "Rosas de sangue" foi pioneiro na mistura de rock com ritmos pernambucanos. Mas na verdade tal mistura ja rolava nos anos 70, e podem ser conferidas nos discos do Alceu Valença(como o "Vivo!") e do Ave Sangria. Mas, de qulaquer modo, foi um dos pioneiros.
    Abraçao.

    ResponderExcluir
  6. Lucas, valeu pelo comentário.

    E sobre saber quem é o pioneiro ou não, se até em gêneros que a gente domina e consome já e difícil - vide o heavy metal -, o que dizer de um movimento regional como esse, que ainda por cima prima por ter discos difíceis de se ouvir?

    Mesmo assim, muito obrigado pela correção e pela ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Tem que se ressaltar que o Satwa do Lula também é raríssimo, e bem anterior ao Rosa de Sangue (1983). Um cara que tem um talento descomundal para as músicas nordestinas é o Elomar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.