Discos Fundamentais: Led Zeppelin - How the West Was Won (2003)


Por Marcos A. M. Cruz
Colecionador
Whiplash! Rock e Heavy Metal

Com certeza boa parte da rapaziada que despertou há pouco tempo para o rock pesado não faz ideia de como o Led Zeppelin foi uma das grandes bandas da história, a mais popular dentre as três que consolidaram o gênero (além deles devemos considerar o Deep Purple e o Black Sabbath - não é exagero afirmar que TUDO que veio depois sofreu alguma influência deste trio).

Apesar de boa parte da fama do Led Zeppelin ter sido edificada através de seus legendários concertos (na época não se ia a um show, mas sim a um concerto de rock), até agora haviam somente dois títulos ao vivo oficiais disponíveis: o famoso The Song Remains the Same, trilha sonora do filme homônimo, e o BBC Sessions. Porém, nenhum dos dois reflete 100% do poder de fogo da banda nos palcos quando numa noite inspirada, embora ambos possuam seus pontos altos; o primeiro tem um lugar especial no coração dos fãs, por ter sido extraído da única fonte existente durante anos para se assistir ao grupo, e o segundo na realidade registra apresentações para programas de rádio, realizadas em ambientes fechados ou com um público reduzido.

Acontece que o forte do Led sempre foi os mega shows, e esta sua faceta está muitíssimo bem representada neste
How the West Was Won, CD triplo que compila duas apresentações incendiárias ocorridas em 25 e 27 de junho de 1972, em Los Angeles e Long Beach respectivamente, no que foram praticamente os derradeiros shows da oitava turnê da banda pelos EUA (fariam uma última data em San Diego no dia 28).

Nesta época, eles já haviam rodado praticamente todo o mundo (Europa, Japão, América do Norte e Austrália) e estavam apresentando músicas do seu quinto álbum de estúdio,
Houses of the Holy, que embora já estivesse pronto só seria lançado em março do ano seguinte.

Talvez os fãs mais radicais continuem preferindo os bootlegs, pois assim como nos outros dois títulos ao vivo neste também houve uma série de intervenções de estúdio, tais como uso de trechos de canções de ambos os shows para se compor uma só e o volume de algumas passagens dos instrumentos terem sido inflados artificialmente, sem contar que ficaram de fora "Tangerine", que foi tocada tanto em L.A. quanto em Long Beach, além da rara versão de "Louie Louie" e do trecho de "Blueberry Hill" no medley de "Whole Lotta Love", ambas do dia 25.

Seja como for, vamos adotar aquele velho ditado que diz que "
o fim justifica os meios", pois a despeito da existência de alguns títulos extra-oficiais com excelente qualidade sonora, nenhum deles chega nem perto do que temos aqui em duas horas e meia, onde podemos com fones de ouvido perceber com nitidez a perfomance de cada instrumentista (em "Going to California" é possível ouvir o dedo de Page passando de uma corda à outra), fato que reforça ainda mais a importância de Jones e Bonham, que estão literalmente arrasando de ponta a ponta!

Impossível destacar alguma canção em especial, mas vale mencionar "Since I've Been Loving You", que sempre serviu para Plant mostrar seus dotes vocais, e aqui traz uma fantástica interação entre Page e Jones; a impecável "Over the Hills and Far Away"; a trinca "Going to California", "That's the Way" e "Bron-Yr-Aur Stomp", no chamado set acústico, que depois de 1972 só seria executado novamente cinco anos mais tarde; "Black Dog", onde quem brilha é Bonzo, com sua pegada forte e precisa (realmente foi um dos maiores bateristas de rock de todos os tempos) e "Bring It On Home", que encerra o CD de forma apoteótica.

O único pequeno detalhe é em relação à produção gráfica, extremamente simples e pouco informativa, não trazendo nenhuma foto da banda. Em minha opinião poderiam ter incluído um livreto com imagens e textos.

Uma pena que, a se considerar as recentes declarações de Page, este será o último lançamento inédito do grupo, portanto o mercado de bootlegs continuará sendo a única alternativa para os fãs.

Então, parafraseando o western homônimo de 1962 com Henry Fonda, Gregory Peck e John Wayne, que foi lançado no Brasil sob o título
A Conquista do Oeste, podemos dizer que este CD ao menos serve como um epitáfio glorioso, e comprova que o Led Zeppelin, com sua obra, conquistou não somente o oeste, mas também o mundo!


CD 1
1 LA Drone 0:14
2 Immigrant Song 3:41
3 Heartbreaker 7:24
4 Black Dog 5:40
5 Over the Hills and Far Away 5:07
6 Since I've Been Loving You 8:01
7 Stairway to Heaven 9:37
8 Going to California 5:36
9 That's the Way 5:53
10 Bron-Yr-Aur Stomp 4:52

CD 2
1 Dazed and Confused [medley] 25:25
- Walter's Walk
- The Crunge
2 What Is and What Should Never Be 4:39
3 Dancing Days 3:41
4 Moby Dick 19:23

CD 3
1 Whole Lotta Love [medley] 23:07
- Boogie Chillun
- Let's Have a Party
- Hello Marylou
- Going Down Slow
2 Rock and Roll 3:55
3 The Ocean 4:19
4 Bring It on Home [medley] 9:29
- Bring It on Back

Comentários

  1. Estava lendo em alguns sites sobre o Led Zeppelin e em muitos lugares encontrei críticas à banda na questão de apresentações ao vivo e isso vale para a banda como um todo. Tenho o Songs Remais the same e para dizer a verdade sempre me decepcionei com o vocal do Robert Plnat por achar que faltava mais força. Notas agudas ele quase não chega. Como só conhecia esse disco não podia emitir opiniões, mas nesses sites eles citam outros discos e bootlegs. Vou atrás desse disco para ver se mudo a minha impressão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.