Loucos por Coleções: Bento Araújo


(publicado originalmente no site Loucos por Coleções)

Perfil do colecionador: O paulistano Bento Araújo, 32 anos, é jornalista - edita a ótima
Poeira Zine - e músico. "Compro LPs sem parar", revelou à equipe do Loucos. Aqui, você confere o depoimento completo desse colecionador de LPs e revistas sobre música.

Orgulhoso de seus LPs

"
Minhas aventuras no incrível universo colecionável começaram em 1984, quando tinha apenas 7 anos. Estava para acontecer a primeira edição do Rock In Rio, e eu tinha caído de amores pela banda alemã Scorpions. O clip da música "Rock You Like a Hurricane" passava direto na TV. Guardei a grana da mesada para comprar o LP deles. O mais engraçado é que eu era tímido e por isso pedi para a minha mãe cantarolar a música para o vendedor, que usava uma roupa de caubói supercafona, já que a loja se chamava Dallas!

Desde então, não parei mais. Tenho amigos que me trazem preciosidades do Japão e de todos os cantos do mundo. E hoje a internet também ajuda o colecionador de LPs a encontrar raridades, como alguns compactos.

Também sou viciado em revistas antigas, principalmente as de música. Tenho todas as raríssimas edições brasileiras da Rolling Stone lançadas em 1972. Também a Rock História & Glória/Jornal de Música, Bondinho, Flores do Mal, Pop, Canja, Intervalo e outras. Na minha coleção também tenho revistas americanas, como Circus e Hit Parade.

Já passei por alguns apuros e curiosidades por conta da minha coleção. Quando era garoto, fazia negociações de LPs que duravam mais de um dia, com amigos da escola. Isso deixava minha mãe maluca! Cheguei a dormir com um disco do lado da cama, tomar banho com LP (para lavá-lo no chuveiro com sabão de coco) e outras maluquices.

A banda que mais curto e coleciono é o Grand Funk Railroad, norte-americana, que fez muito sucesso na primeira metade dos anos 70. Tenho seis edições diferentes dos álbuns deles, em prensagens brasileiras, americanas, inglesas, japonesas, peruanas, argentinas, italianas. Tenho cerca de 40 compactos diferentes da banda e também alguns bootlegs. Tudo o que vejo deles na minha frente, compro! Ainda me faltam algumas gravações em cartuchos de oito pistas, itens completamente obsoletos, mas com um charme inigualável …
"

Comentários

  1. esses grand funk são de matar qqer um do coração

    ResponderExcluir
  2. Cadão

    Vc já fez um Collector´s Room com o Bento e gostaria de sugereir fazer edições com o Sergio Alpendre e com o José Damiano. Tenho muita curiosidade de conhecer essas coleções.

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode, e deve, manifestar a sua opinião nos comentários. O debate com os leitores, a troca de ideias entre quem escreve e lê, é que torna o nosso trabalho gratificante e recompensador. Porém, assim como respeitamos opiniões diferentes, é vital que você respeite os pensamentos diferentes dos seus.